Cidade começa os preparativos para receber primeiro navio transatlântico e aumentar economia
A prefeitura e a sociedade ubatubense entram, neste mês, na reta final dos preparativos para receber, pela primeira vez, um cruzeiro marítimo, que trará cerca de dois mil passageiros, no próximo dia 10 de janeiro.
Neste último sábado, a Secretaria de Turismo realizou uma reunião com o empresariado municipal do setor turístico, com o objetivo de ajustar a linha receptiva que será oferecida aos passageiros do navio.
A Secretaria Municipal de Turismo determinou pacotes de cinco segmentos, que serão vendidos a bordo do navio Island Cruises. Serão ofertados aos passageiros, desde aulas de surf e mergulho, até passeios de escuna e vôos de helicóptero.
Além dos pacotes, a prefeitura irá criar um espaço, no local da atracação (píer do Tamoios Iate Clube), possibilitando o oferecimento de outros serviços particulares. A administração Municipal também irá disponibilizar dois ônibus para o transporte dos turistas.
Um fará o trajeto até a Fundação de Arte e Cultura, a Fundart, passando pelo centro de Ubatuba e o outro levará os passageiros até o início da Praia Grande.
O Secretário Municipal de Turismo, Luis Felipe, relata que o dia 10 de janeiro servirá com um vestibular para a cidade. “Nós precisaremos estar preparados e oferecer tudo de bom que Ubatuba tem. O mercado de cruzeiros marítimos está em considerável crescimento e, certamente, outros navios irão atracar aqui, se conseguirmos receber os passageiros e tripulantes do Island, com qualidade”, ressalta o secretário Luis Felipe, avisando que diretores de outras três grandes empresas do setor, entre elas a CVC, irão acompanhar a chegada do primeiro navio, fazendo uma espécie de inspeção técnica da atracagem do Island Cruises.
Mais de 90% dos passageiros do primeiro transatlântico são brasileiros, o que deverá facilitar ainda mais o receptivo. Segundo a Secretaria de Turismo, Ubatuba será a última parada continental do trajeto previsto pela empresa Sun&Sea. Os empresários do município estão com boas expectativas para esta primeira viagem, já que, cada turista gasta, em média, cerca de 50 dólares durante a passagem pelas cidades, valor que multiplicado por dois mil passageiros, certamente, irá aquecer, ainda mais, a economia da cidade neste verão.
Fonte: Imprensa Livre
Ubatuba cobrará zona azul em quatro praias
Ubatuba inicia no próximo dia 15 de dezembro, a cobrança de Zona Azul, nas praias Maranduba, Lagoinha, Praia Grande e Tenório, entre os horários das 7h às 19h.
A decisão de implantar o sistema de cobrança foi tomada junto à população, representada pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e de Turismo, e à Associação Comercial de Ubatuba.
A prefeitura vai selecionou 150 pessoas que vão atuar nos pontos onde a cobrança será efetuada. O resultado final do processo seletivo já está disponível no site da prefeitura.
Nos dias 10 e 11 já serão realizados os exames médicos, para nos dias 13 e 14 acontecerem os treinamentos teórico e operacional, quando os controladores de estacionamento rotativo receberão o kit para trabalho.
Polícia Militar inicia Operação Primavera nas cidades do litoral
Com o aumento no número de turistas no Litoral Norte por causa do calor, o número de furtos e roubos também costuma aumentar. Para combater esse problema, a Polícia Militar iniciou nesta semana a Operação Primavera com 550 homens.
O furto está entre as principais ocorrências registradas pela polícia. No ano passado, entre os dias 7 e 24 de dezembro, foram praticados 125 crimes desse tipo nas quatro cidades do litoral. 42 deles só em Ubatuba.
Para deixar o passeio dos turistas e moradores mais tranqüilo, a PM fica atenta principalmente para os motoristas que vêm de fora. Dentre as ações para tentar coibir atos criminosos, policiais fazem bloqueios nas principais avenidas e acessos das cidades, parando e vistoriando veículos.
A população diz aprovar a iniciativa da PM, mas somente o policiamento não basta para evitar roubos. É preciso também se prevenir, alerta o comandante da Polícia Militar, Milton Pouza Júnior.
“Entre algumas coisas que o turista pode fazer, está o cuidado com objetos dentro do carro, Recomendamos que esses objetos nunca sejam deixados dentro dos veículos, que não estacionem em ruas de pouco acesso, que evite largar objetos de praia sozinhos na areia”, diz o comandante.
A operação primavera termina no dia 26 de dezembro, quando tem início a operação verão.
Lanchas pegam fogo e afundam em Ubatuba
Duas lanchas pegaram fogo hoje na praia da Enseada, em Ubatuba, e afundaram. Elas precisaram ser resgatadas e rebocadas.
Segundo os bombeiros, nas duas teria havido uma pane elétrica seguida de incêndio. Mas a Capitania dos Portos não confirma a causa.
Embarcações que passavam perto resgataram as vítimas. Ninguém se feriu.
Fonte: VNews
SP tem só 12 praias nota dez, avalia a Cetesb
O verão está chegando, mas os dados sobre a qualidade das praias paulistas não são nada positivos. Segundo a Cetesb (agência ambiental paulista), somente 12 praias do litoral paulista receberam nota 10, segundo reportagem de AFRA BALAZINA publicada na Folha de S.Paulo.
Das praias consideradas "ótimas" pelo órgão --entre as 136 do Estado--, oito ficam em São Sebastião, três em Ubatuba e uma em Caraguatatuba. Isto significa que as praias ficaram próprias para banho o ano todo (até novembro) e tiveram pequena quantidade de bactérias fecais na água.
As mais limpas de São Sebastião são a Baleia, Toque-Toque Grande, Santiago, Preta, Camburi, Camburizinho, Una e Juréia do Norte. Em Ubatuba, as excelentes são a praia do Félix, a Vermelha e a Lagoinha. Já em Caraguá, a única entre as "tops" é a praia de Capricórnio --recordista em avaliações positivas da Cetesb e dona da mais alta classificação nos últimos 11 anos.
Entretanto, a situação do litoral paulista melhorou em 2007, de acordo com a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Claudia Lamparelli. "Foi um ano seco, o que é bom para as praias. E há investimentos em saneamento, então o resultado começa a aparecer", diz.
Fonte: Folha Online
TRE julga improcedente representação contra prefeito de Ubatuba
A representação oferecida pelo Ministério Público, com base nas denúncias apresentadas pelo vereador Charles Medeiros, com relação ao uso de carros e pessoal do PSF para benefício da campanha do deputado estadual Gil Arantes nas eleições de 2006, foi julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral, com sete votos a zero.
O julgamento considerou insuficientes as provas de que o comparecimento das funcionárias do PSF a evento político tenha se dado por coação do prefeito Eduardo Cesar, ressaltando que “não há qualquer elemento de prova concreto, dentre os elementos de provas produzidos durante a instrução processual, submetidos ao contraditório que possa esclarecer, com o mínimo de segurança, a efetiva ocorrência da convocação coativa das servidoras municipais para participar de evento político durante o horário de trabalho e com utilização de viatura oficial”.
“...não se pode deixar de ressaltar, que restou incontroverso que as servidoras chegaram quase no final do evento e se retiraram poucos minutos depois, por determinação do representado Eduardo Cesar”, explica ainda a sentença.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “quem trabalha com seriedade vê o resultado, ainda que leve tempo. De cabeça erguida e com seu trabalho, Gil Arantes foi o sexto candidato mais votado do Estado de São Paulo e o segundo do Partido Democratas; ele não precisaria de manobras ilegais para atingir seu objetivo. Agora a justiça foi feita e as coisas não acontecem por acaso, já que quem fez a denúncia teve a candidatura impugnada por irregularidades no Tribunal Regional Eleitoral”.
Fundart abre inscrições para III Festival de Marchinhas
O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar
Estão abertas, desde o dia 5, as inscrições para o III Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro e 1 de fevereiro, no Coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar esta manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o Festival de Marchinhas vem crescendo desde a sua primeira edição e, graças a ele, Ubatuba terá uma semana de carnaval. “Considerando os três dias do Festival mais os quatro dias do Carnaval Histórico, que a Fundart realiza na Praça da Matriz, de sábado a terça-feira, serão sete dias de muita folia, com ênfase no carnaval antigo, saudável e familiar.”
O regulamento
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 21 de dezembro, na sede administrativa da Fundart, Rua Félix Guisard Filho, nº 6, de segunda à sexta, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria. O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor.
Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. Para mais informações, ligue: 3833-7000/3833-7001. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou no site www.ubatuba.sp.gov.br .
Fonte: Agora Vale