segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Ditadura de Volta???

QUEREM DEFINIR O QUE VOCÊ PODE VER NA SUA TV

Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que obriga a transmissão de 50% de conteúdo nacional na programação das TVs por assinatura. O que pode parecer à primeira vista uma decisão patriótica, na prática significa a criação de restrições à livre circulação de informações, à redução da diversidade cultural e praticamente extingue a sua liberdade de escolha. Mas você ainda pode impedir que este projeto se torne lei!
Nós da SKY sentimo-nos obrigados a trazer isto ao seu conhecimento, pois acreditamos que ele significa um imenso retrocesso ao país. Ele trará prejuízos semelhantes à Reserva do Mercado de Informática, criada pela Ditadura Militar, e que atrasou o país em pelo menos 20 anos.
Você, que já é assinante da TV por assinatura, nos procurou justamente para ampliar seus horizontes, garantindo contato quase que imediato com tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo. Você escolheu ter mais opções de entretenimento e informação. Por isso, precisa entrar nesta luta conosco.
Mobilize-se. Proteste!

Acesse agora mesmo http://www.liberdadenatv.com.br e conheça em detalhes este Projeto de Lei, seus autores e relatores, a repercussão do caso na mídia e manifeste sua indignação. Faça valer sua vontade, junte-se a nossa luta.

Fonte: Sky

Educação

Fim da cobrança do diploma chega nas faculdades da região

O Ministério Público Federal em São José dos Campos assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir que diversas faculdades nos municípios de São José dos Campos, Jacareí, Caraguatatuba não cobrem taxa para expedição e registro de diploma. Algumas das faculdades já não cobravam a taxa, e outras deixaram de cobrar com a assinatura do TAC.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público, assinaram o documento as mantenedoras da Univap (São José dos Campos), do INPG (São José dos Campos), da Fatec-Expoente (São José dos Campos), do Inesp (Jacareí), da Fatesf (Jacareí), da Faetec (Jacareí), da FIJ (Jacareí) e FMA (Jacareí), e do Centro Educacional Módulo (Caraguatatuba). Os representantes da Fass (Faculdade de São Sebastião) comprometeram-se a assinar o TAC.
Leia Mais.

ProUni prorroga inscrições na internet

Os alunos candidatos ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ganharam tempo para fazer a inscrição pela internet. De acordo com a portaria divulgada no Diário Oficial da União, o estudante interessado em obter uma das bolsas tem até às 21h do dia 14 de dezembro para fazer a inscrição, realizada exclusivamente pela Internet, que estão abertas desde o dia 26 de novembro.
Para o primeiro semestre de 2008, estão disponíveis 105.953 bolsas integrais e parciais do ProUni, em mais de 1.400 instituições de ensino superior em todo o país. Todas as instituições parceiras do ProUni devem oferecer acesso gratuito dos candidatos à internet.
No Litoral Norte, duas instituições de ensino oferecem bolsas do ProUni aos estudantes, além das opções pelo Fies e Escola da Família.
Na Unimódulo, em Caraguatatuba, a universidade com capacidade para cinco mil alunos, está com 219 bolsas do Prouni ( 115 parciais e 104 integrais) para os 22 cursos mantidos pela instituição de ensino. “Os alunos matriculados que cursaram o primeiro ano em 2007, podem concorrer a bolsa integral. Os de 3º, 5º, 7º e 9º semestre, desde que tenham feito a prova do Enem este ano, também podem concorrer a bolsa integral”, disse o secretário Geral da Universidade, profº João Evangelista de Assis.
A grande novidade para 2008 na Unimódulo é o programa de bolsa por méritos acadêmicos.
Segundo ele, qualquer candidato que fizer a prova na instituição, em que as inscrições terminam no dia 17 de janeiro e atingirem 75% dos pontos, terão uma bolsa integral em qualquer curso, exceto em enfermagem. “Esse é um programa social criado pela nova administração da universidade”, complementa. Na Faculdades São Sebastião (Fass), a oferta é de 34 vagas para o ProUni.
Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade para que estudantes de baixa renda façam cursos de graduação ou seqüências de formação específica em instituições privadas de ensino.

Inscrição do processo seletivo para professores vai de 5 a 12 de dezembro

A Secretaria de Educação tornou público que realizará através do Instituto Nacional de Educação Cetro o processo seletivo para formação de cadastro de reserva do quadro de professores para o ano letivo de 2008.
Os cargos são: professor de educação infantil, professor de ensino fundamental (1ª a 4ª), professor III – 5ª a 8ª (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística e Inglês) e professor de Educação Física.
As inscrições serão realizadas de 5 a 12 de dezembro pelo endereço eletrônico: www.institutocetro.org.br ou na Secretaria de Educação, que fica na rua José Agripino José do Nascimento, nº 166, em frente à Faculdade São Sebastião, na Vila Amélia, região central da cidade. Pessoalmente ou por procuração, o candidato deve comparecer ao local das 9h às 17h, exceto sábado e domingo.
O edital do processo seletivo em sua íntegra foi publicado na imprensa local neste dia 30 de novembro, está afixado no Paço Municipal e pode ser visto nos endereços eletrônicos: www.saosebastiao.sp.gov.br e www.institutocetro.com.br a partir de 3 de dezembro.
Entre as condições para inscrição estão: ser brasileiro; idade igual ou superior a 18 anos; no caso do sexo masculino estar em dia com o Serviço Militar; estar quite com a Justiça Eleitoral; não registrar antecedentes criminais; e não ter sido condenado por crime contra o patrimônio, fé pública, costumes.

Fonte: Imprensa Livre

Grupo Escoteiro Iperoig comemora 11 anos




Neste sábado último aconteceu no clube de campo da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), a comemoração de 11 anos de fundação do Grupo Escoteiro Iperoig. A comemoração teve como ponto alto a cerimônia de promessa de escoteiros e lobinhos.
A cerimônia teve início por volta das 15h30min e contou com a presença dos pais e parentes dos escoteiros e lobinhos que ali fizeram a promessa, bem como compareceram ex-escoteiros e autoridades locais, que abrilhantaram o evento. Dentre os presentes destaque para os vereadores Jairo dos Santos e Charles Medeiros, este pré-candidato ao cargo de prefeito pelo PSDB de Ubatuba.
O ex-escoteiro Leonardo Rocha, indagado a respeito do escotismo, assim se manifestou: “O escotismo é um movimento ao qual, em minha opinião, todos os pais deveriam incentivar seus filhos a participar, pois ele tem como propósito contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades”.
Estes valores estão implícitos na promessa escoteira que diz: “Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer à Lei Escoteira”.
Esta Lei Escoteira a qual prometem obedecer tem os seguintes 10 mandamentos: O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida; O Escoteiro é leal; O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação; O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros; O Escoteiro é cortês; O Escoteiro é bom para os animais e as plantas; O Escoteiro é obediente e disciplinado; O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades; O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio e, por fim, o Escoteiro é limpo de corpo e alma.
Fica clara, através dos princípios que pregam, a importância do movimento escoteiro na formação do caráter dos jovens. Em nosso município este movimento existe há 11 anos e vem formando cidadãos e líderes para o futuro.
Aqueles que se interessarem podem procurar o presidente do Grupo Escoteiro Iperoig, André Diniz, para obter mais informações, através de seu endereço eletrônico dom.vital@uol.com.br ou nas reuniões do Grupo aos sábados das 15h00min às 17h00min.

Frederico Ostini
Estudante de Jornalismo na UNITAU

Ubatuba

Cidade começa os preparativos para receber primeiro navio transatlântico e aumentar economia

A prefeitura e a sociedade ubatubense entram, neste mês, na reta final dos preparativos para receber, pela primeira vez, um cruzeiro marítimo, que trará cerca de dois mil passageiros, no próximo dia 10 de janeiro.
Neste último sábado, a Secretaria de Turismo realizou uma reunião com o empresariado municipal do setor turístico, com o objetivo de ajustar a linha receptiva que será oferecida aos passageiros do navio.
A Secretaria Municipal de Turismo determinou pacotes de cinco segmentos, que serão vendidos a bordo do navio Island Cruises. Serão ofertados aos passageiros, desde aulas de surf e mergulho, até passeios de escuna e vôos de helicóptero.
Além dos pacotes, a prefeitura irá criar um espaço, no local da atracação (píer do Tamoios Iate Clube), possibilitando o oferecimento de outros serviços particulares. A administração Municipal também irá disponibilizar dois ônibus para o transporte dos turistas.
Um fará o trajeto até a Fundação de Arte e Cultura, a Fundart, passando pelo centro de Ubatuba e o outro levará os passageiros até o início da Praia Grande.
O Secretário Municipal de Turismo, Luis Felipe, relata que o dia 10 de janeiro servirá com um vestibular para a cidade. “Nós precisaremos estar preparados e oferecer tudo de bom que Ubatuba tem. O mercado de cruzeiros marítimos está em considerável crescimento e, certamente, outros navios irão atracar aqui, se conseguirmos receber os passageiros e tripulantes do Island, com qualidade”, ressalta o secretário Luis Felipe, avisando que diretores de outras três grandes empresas do setor, entre elas a CVC, irão acompanhar a chegada do primeiro navio, fazendo uma espécie de inspeção técnica da atracagem do Island Cruises.
Mais de 90% dos passageiros do primeiro transatlântico são brasileiros, o que deverá facilitar ainda mais o receptivo. Segundo a Secretaria de Turismo, Ubatuba será a última parada continental do trajeto previsto pela empresa Sun&Sea. Os empresários do município estão com boas expectativas para esta primeira viagem, já que, cada turista gasta, em média, cerca de 50 dólares durante a passagem pelas cidades, valor que multiplicado por dois mil passageiros, certamente, irá aquecer, ainda mais, a economia da cidade neste verão.

Fonte: Imprensa Livre

Ubatuba cobrará zona azul em quatro praias

Ubatuba inicia no próximo dia 15 de dezembro, a cobrança de Zona Azul, nas praias Maranduba, Lagoinha, Praia Grande e Tenório, entre os horários das 7h às 19h.
A decisão de implantar o sistema de cobrança foi tomada junto à população, representada pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e de Turismo, e à Associação Comercial de Ubatuba.
A prefeitura vai selecionou 150 pessoas que vão atuar nos pontos onde a cobrança será efetuada. O resultado final do processo seletivo já está disponível no site da prefeitura.
Nos dias 10 e 11 já serão realizados os exames médicos, para nos dias 13 e 14 acontecerem os treinamentos teórico e operacional, quando os controladores de estacionamento rotativo receberão o kit para trabalho.

Polícia Militar inicia Operação Primavera nas cidades do litoral

Com o aumento no número de turistas no Litoral Norte por causa do calor, o número de furtos e roubos também costuma aumentar. Para combater esse problema, a Polícia Militar iniciou nesta semana a Operação Primavera com 550 homens.
O furto está entre as principais ocorrências registradas pela polícia. No ano passado, entre os dias 7 e 24 de dezembro, foram praticados 125 crimes desse tipo nas quatro cidades do litoral. 42 deles só em Ubatuba.
Para deixar o passeio dos turistas e moradores mais tranqüilo, a PM fica atenta principalmente para os motoristas que vêm de fora. Dentre as ações para tentar coibir atos criminosos, policiais fazem bloqueios nas principais avenidas e acessos das cidades, parando e vistoriando veículos.
A população diz aprovar a iniciativa da PM, mas somente o policiamento não basta para evitar roubos. É preciso também se prevenir, alerta o comandante da Polícia Militar, Milton Pouza Júnior.
Entre algumas coisas que o turista pode fazer, está o cuidado com objetos dentro do carro, Recomendamos que esses objetos nunca sejam deixados dentro dos veículos, que não estacionem em ruas de pouco acesso, que evite largar objetos de praia sozinhos na areia”, diz o comandante.
A operação primavera termina no dia 26 de dezembro, quando tem início a operação verão.

Lanchas pegam fogo e afundam em Ubatuba

Duas lanchas pegaram fogo hoje na praia da Enseada, em Ubatuba, e afundaram. Elas precisaram ser resgatadas e rebocadas.
Segundo os bombeiros, nas duas teria havido uma pane elétrica seguida de incêndio. Mas a Capitania dos Portos não confirma a causa.
Embarcações que passavam perto resgataram as vítimas. Ninguém se feriu.

Fonte: VNews



SP tem só 12 praias nota dez, avalia a Cetesb

O verão está chegando, mas os dados sobre a qualidade das praias paulistas não são nada positivos. Segundo a Cetesb (agência ambiental paulista), somente 12 praias do litoral paulista receberam nota 10, segundo reportagem de AFRA BALAZINA publicada na Folha de S.Paulo.
Das praias consideradas "ótimas" pelo órgão --entre as 136 do Estado--, oito ficam em São Sebastião, três em Ubatuba e uma em Caraguatatuba. Isto significa que as praias ficaram próprias para banho o ano todo (até novembro) e tiveram pequena quantidade de bactérias fecais na água.
As mais limpas de São Sebastião são a Baleia, Toque-Toque Grande, Santiago, Preta, Camburi, Camburizinho, Una e Juréia do Norte. Em Ubatuba, as excelentes são a praia do Félix, a Vermelha e a Lagoinha. Já em Caraguá, a única entre as "tops" é a praia de Capricórnio --recordista em avaliações positivas da Cetesb e dona da mais alta classificação nos últimos 11 anos.
Entretanto, a situação do litoral paulista melhorou em 2007, de acordo com a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Claudia Lamparelli. "Foi um ano seco, o que é bom para as praias. E há investimentos em saneamento, então o resultado começa a aparecer", diz.

Fonte: Folha Online

TRE julga improcedente representação contra prefeito de Ubatuba

A representação oferecida pelo Ministério Público, com base nas denúncias apresentadas pelo vereador Charles Medeiros, com relação ao uso de carros e pessoal do PSF para benefício da campanha do deputado estadual Gil Arantes nas eleições de 2006, foi julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral, com sete votos a zero.
O julgamento considerou insuficientes as provas de que o comparecimento das funcionárias do PSF a evento político tenha se dado por coação do prefeito Eduardo Cesar, ressaltando que “não há qualquer elemento de prova concreto, dentre os elementos de provas produzidos durante a instrução processual, submetidos ao contraditório que possa esclarecer, com o mínimo de segurança, a efetiva ocorrência da convocação coativa das servidoras municipais para participar de evento político durante o horário de trabalho e com utilização de viatura oficial”.
“...não se pode deixar de ressaltar, que restou incontroverso que as servidoras chegaram quase no final do evento e se retiraram poucos minutos depois, por determinação do representado Eduardo Cesar”, explica ainda a sentença.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “quem trabalha com seriedade vê o resultado, ainda que leve tempo. De cabeça erguida e com seu trabalho, Gil Arantes foi o sexto candidato mais votado do Estado de São Paulo e o segundo do Partido Democratas; ele não precisaria de manobras ilegais para atingir seu objetivo. Agora a justiça foi feita e as coisas não acontecem por acaso, já que quem fez a denúncia teve a candidatura impugnada por irregularidades no Tribunal Regional Eleitoral”.

Fundart abre inscrições para III Festival de Marchinhas

O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar
Estão abertas, desde o dia 5, as inscrições para o III Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro e 1 de fevereiro, no Coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa que more em Ubatuba pode participar.
Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar esta manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o Festival de Marchinhas vem crescendo desde a sua primeira edição e, graças a ele, Ubatuba terá uma semana de carnaval. “Considerando os três dias do Festival mais os quatro dias do Carnaval Histórico, que a Fundart realiza na Praça da Matriz, de sábado a terça-feira, serão sete dias de muita folia, com ênfase no carnaval antigo, saudável e familiar.”

O regulamento
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 21 de dezembro, na sede administrativa da Fundart, Rua Félix Guisard Filho, nº 6, de segunda à sexta, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria. O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor.
Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. Para mais informações, ligue: 3833-7000/3833-7001. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou no site www.ubatuba.sp.gov.br .

Fonte: Agora Vale

Educação

Ensino universitário gratuito: os nossos comunistas e os deles

A cobrança de taxas faz parte das reformas que o governo chinês começou a implementar nos anos 90 para aumentar o número de estudantes no ensino superior. O país conseguiu elevar o percentual de jovens no ensino superior de 3,4% em 1991 para 26,4% quinze anos depois. No Brasil, o percentual está em 17,5%, segundo dados da Unesco (braço das Nações Unidas para a educação). Outra mudança foi a expansão de cursos superiores de caráter mais profissionalizante, com duração entre 2 e 3 anos, que já representam quase a metade das matrículas. No Brasil, eles são menos de 1%. A China busca melhorar também em qualidade, o que já aparece em rankings internacionais. No ranking do jornal britânico "The Times" há três universidades chinesas entre as 100 melhores do mundo. A de Pequim é a de maior destaque entre elas (36ª). A melhor brasileira é a USP (175ª). Ma veio ao Brasil para participar de um seminário promovido pela Assembléia Legislativa de São Paulo, em parceria com professores da USP, com o objetivo de discutir políticas adotadas em outros países, para servirem de base para a proposição de possíveis novas leis. A pesquisadora concedeu a entrevista à Folha, em inglês, na semana passada.

FOLHA - Como a sra. analisa a atual situação do ensino superior chinês?
WAN-HUA MA - Após um forte crescimento nos últimos anos, o ensino superior tornou-se papel-chave no desenvolvimento da China, na produção de tecnologia e de capital humano. Para isso, alteramos o sistema, diversificando-o, pois não havia recursos para incluir todos os alunos em universidades de pesquisa. Estas são muito caras, precisam de laboratórios caros, por exemplo. Há também uma questão do mercado de trabalho. Não seria possível absorver todos esses alunos formados em ambiente extremamente acadêmico. O mercado de trabalho requer pessoas com diversos níveis de conhecimento. Para resolver um problema no computador, por exemplo, você não precisa de alguém com doutorado. Um técnico, formado em até três anos, estará muito bem capacitado. Também se economiza tempo e dinheiro dos estudantes [um curso de engenharia na China dura seis anos]. Para os países ricos, não faz tanta diferença você ter um doutor cuidando de problemas técnicos de um computador. Mas nós, países em desenvolvimento, não podemos seguir nessa direção, porque exige muito dinheiro. Claro que você pode ser um doutor, mas é preciso ter outras opções.
FOLHA - Como a expansão do ensino superior foi financiada?
MA - Em 1999, o governo estabeleceu que todas as universidades deveriam aumentar as vagas em 30%. Houve aumento de recursos do governo, mas insuficiente. Nosso investimento em educação é de apenas 2,7% do PIB [no Brasil, é de 4,7%]. Há uma forte pressão para que o governo aumente os recursos para o ensino superior.
FOLHA - O que a sra. acha da cobrança de taxas aos estudantes?
MA - Uma boa qualidade de ensino público beneficia o estudante. Claro que também é bom para a sociedade ter cidadãos bem formados, mas há benefícios privados para os alunos também. Eles conseguem bons empregos. Se você considerar esse benefício privado ao cidadão, ele então tem a responsabilidade de pagar pelo ensino. Na China, em geral, o estudante de universidade pública paga 20% dos custos do seu curso.

Fonte: Folha

Frase do Dia

"Quando o PT votou contra a CPMF foi porque era a favor dos sonegadores e contra os pobres?”

Aécio Neves, governador de Minas Gerais

Internacional

Hugo Chávez mexe até no fuso horário da Venezuela


Eis a penúltima do compañero: Hugo Chávez ordenou que, a partir deste domingo (9) a diferença temporal da Venezuela em relação ao meridiano de Greenwich passe a ser de 4h e 30min, não mais de 4 h.
Escalado para explicar a novidade, o ministro da Ciência e Tecnologia, Héctor Navarro, disse que a coisa não tem nada a ver com a necessidade de economizar energia. Busca-se dar aos venezuelanos “uma pequena cota de felicidade.”
Segundo Navarro, ao atrasar os seus relógios em meia hora, os venezuelanos estarão ajustando melhor o seu ciclo vital ao movimento do Sol. Ele assegura que a providência evitará que crianças e adultos sofram alterações fisiológicas desagregadoras.
O ministro de Chávez jura que a modificação do horário oficial do país levará a maioria dos venezuelanos a saltar da cama mais disposta, com maior sensação de descanso. Prevê jornadas de trabalho e estudantis mais eficientes. Vaticina a melhoria da qualidade de vida de todos.
Está-se diante da versão horária do socialismo do século 21. Incrível como ninguém percebera antes que a felicidade na Venezuela estava tão próxima, a uma distância de exíguos 30 minutos. Três vivas à revolução bolivariana!

Fonte: Blog do Josias

Partidários de Evo dão golpe nas regras e aprovam nova Carta em Assembléia sitiada

Por meio de uma manobra parlamentar que praticamente alijou a oposição do processo, a maioria governista na Assembléia Constituinte boliviana aprovou ontem em votação final - após uma sessão de quase 17 horas - o texto da futura Constituição do país. Agora, o projeto será submetido a uma consulta popular, em data a ser definida. Se aprovada, espera-se que a nova Carta passe a vigorar já no segundo semestre de 2008. O presidente boliviano, Evo Morales, comemorou a notícia da aprovação do projeto, saudando a “transformação pacífica e democrática” na direção de um país “plurinacional” - referindo-se ao reconhecimento da identidade de nações indígenas bolivianas. O texto foi aprovado cinco dias antes da data-limite para a entrega do projeto, na sexta-feira, no auditório do Centro de Convenções da Universidade Técnica de Oruro. Em torno do local, uma multidão de partidários de Evo realizou uma longa vigília para evitar os protestos da oposição que bloquearam os trabalhos da Constituinte por mais de um ano em Sucre.
Os deputados do partido Poder Democrático e Social (Podemos) boicotou a sessão, qualificando-a de ilegal. Os constituintes da frente centrista Unidade Nacional (UN) limitaram-se a se abster das votações.A oposição esperava obstruir a votação do texto “em destaque” (artigo por artigo). Para aprová-lo, seriam necessários dois terços dos 255 deputados. No entanto, o partido Movimento ao Socialismo (MAS), de Evo, decidiu mudar as regras do jogo e emitiu uma resolução indicando que a Carta seria aprovada por dois terços dos deputados presentes na sessão. Entre os mais de 400 artigos aprovados, estão a reforma do Legislativo, a criação das autonomias departamentais e indígenas, a eleição de juízes por voto universal, o estabelecimento de um forte controle estatal sobre a economia e uma única reeleição presidencial. “Acusaram-nos de buscar a reeleição indefinida, mas agora mostramos que não as coisas não são assim”, disse Evo. A Constituinte não votou um artigo sobre a distribuição de terras, deixando a decisão sobre o tema para um plebiscito a ser realizado antes do referendo constitucional. Segundo o deputado Carlos Romero, do MAS, o projeto segue agora para uma comissão interpartidária que fará a revisão e a conciliação dos artigos constitucionais. Os cinco Departamentos opositores ao governo de Evo - Santa Cruz, Beni, Pando, Tarija e Cochabamba - anunciaram que não acatarão a nova Carta e iniciarão um processo de “desobediência civil”.

Fonte: Estadão

Manchetes do dia

- JB: Terremoto em Minas mata 1, derruba 6 casas e danifica 69

- Folha: Terremoto causa 1ª morte no país

- Estadão: Terremoto deixa 1 morto, fere 6 e destrói casas em MG

- Globo: Relator dará parecer favorável à redução da maioridade penal

- Gazeta Mercantil: Déficit com a China assusta e governo tenta reação em 2008

- Correio: TCU leva até 18 anos para julgar processos

- Valor: Queda de juros reduz em 6,7% os gastos com dívida

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais.