segunda-feira, 23 de junho de 2008

Convenção do PSDB de Ubatuba

Pedro Tuzino e o Professor Quincas

O Vice eleito Arimar Vieira, Merivaldo (Assessor do Deputado Federal Ricardo Tripoli) e Luís Garcia

Pedro Tuzino e Paulo Ramos

Pedro Tuzino, Marcelo Bon Meihy, Paulo Ramos e Leo Rocha

Como todos sabem, ocorreu no dia 20 último a convenção municipal que todos esperavam. O PSDB, finalmente, resolveu a disputa interna que se arrastava há algum tempo. Assim, é natural que haja descontentes entre os que não conseguiram fazer prevalecer a sua vontade.
Dentre estes, alguns chegam às raias do absurdo e já fofocam sobre uma suposta venda de partido.
Queiram estas, ou não, O PSDB escolheu Pedro Tuzino como seu candidato a prefeito nas próximas eleições. Pedro já foi candidato a prefeito por duas vezes e, em ambas, faltou pouco para se eleger. Sempre foi, portanto, um candidato natural. É bom lembrar que o ex-prefeito Zizinho Vigneron perdeu três eleições antes de chegar ao Paço Anchieta. Por que, então, Pedro Tuzino não pode tentar novamente?
Pedro foi escolhido pelos convencionais, de maneira democrática, como melhor candidato no PSDB para disputar o cargo de prefeito. É um homem inteligente, com tino político, habilidade no falar e sólida experiência administrativa. Com essa bagagem, tem condições de fazer uma administração como Ubatuba nunca viu. Usufruindo de grande prestígio no PSDB estadual, tem condições de trazer muitos benefícios ao município, tendo o Governo do Estado como parceiro e amigo em uma possível administração.
Resta agora ao PSDB obter uma aliança forte, o que certamente conseguirá, e Pedro Tuzino terá chances reais de se eleger prefeito, e mudar Ubatuba para melhor.
O PSDB é um partido no qual a população de Ubatuba confia, por ser um partido que governa para o povo, com ética e respeito pelo dinheiro público. Prova disso são os votos que aqui sempre teve, destinados aos seus deputados, senadores, governadores e presidentes. É bem provável que tenha chegado a hora de receber, também, a maior quantidade de votos da população para os cargos de prefeito e vereadores.
Nossos cidadãos sabem que o PSDB é um partido sério, que tem compromisso com Ubatuba. Por isso peço à população ubatubense que não dê ouvidos a intrigas e fofocas, que vêm sendo produzidas e disseminadas em nosso meio por políticos de baixa estatura ética, acuados pelo medo de ser alijados do poder, e nos acompanhe na busca por dias melhores para Ubatuba.

Leo Rocha
Presidente da Juventude do PSDB de Ubatuba

Ubatuba

Hangloose: Nova geração duela em Ubatuba Surf Attack

Surfersvillage Global Surf News, 20 June, 2008 : - - Com lotação máxima de inscritos começa neste sábado (21/6) na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, campeonato válido pelo circuito paulista amador.
O evento tem início às 8 horas com a categoria Júnior. Cerca de 150 atletas de diversas partes do país marcam presença. Uma das atrações é a disputa por cidades, em que os surfistas marcam pontos para suas equipes. Os donos da casa tentam o tetracampeonato e terão como grandes rivais os guarujaenses, bicampeões no ano passado.
O Hang Loose Surf Attack é dividido em cinco categorias: Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (até 14), Estreantes (limite de 12) e Petit (até 10).
Vários surfistas aparecem como cotados. De Ubatuba, destaque para Filipe Toledo, bicampeão nas categorias Petit e Estreantes, além de Tamae Bettero, irmão de Hizunomê, líder do ranking do WQS deste ano; Wesley Dantas, irmão caçula de Wiggolly Dantas e Suelen Naraísa; além de Marco Aurélio, Lucas Santos, Phellipe Chagas, Alex Sandro Santos e Giovanni Ferreira.
De São Sebastião, o grande nome é Miguel Pupo, campeão Júnior do ano passado. O time conta ainda Gabriel Medina, vencedor da categoria Iniciantes em 2007, Renan Argemiro, Adriel de Souza, Renan Pulga, Samuel Pupo, entre outros.
O Guarujá também tem suas ‘armas’: Kalani Silva, Carlos Eduardo, Pedro Ernesto, Caio Ibelli, Wesley Moraes, Gustavo Sanchez e Nathan Brandi. Entre os santistas, destaque para Matheus Salazar, filho do longboarder Picuruta Salazar.
Também marcam presença atletas de outros estados como o pernambucano Ian Gouveia (radicado em Floripa); o paranaense Vitor Valentim; os catarinenses Júlio Terres, Luan Wood e Santiago Muniz, o capixaba Kristian Kimmerson, entre outros.
Transmissão pela internet - O evento poderá ser acompanhado ao vivo pela internet no site www.hangloose.com.br . Além de conferir as imagens diretamente da praia, os internautas podem acompanhar a cobertura completa da etapa, com notícias, vídeos e fotos.
Surf & Saúde - O Hang Loose Surf Attack conta ainda com diversas atrações fora da água. Entre elas está o espaço de condicionamento físico comandado por Tiago Ferrão, que reúne uma tenda de aquecimento e alongamento e oferece avaliações física e nutricional, técnicas de alongamento e relaxamento, além de orientações sobre a performance e alimentação.
O objetivo é motivar os atletas a se prepararem para a carreira competitiva, com um trabalho preventivo. Entre uma bateria e outra, os garotos se divertem ainda na área de lazer que conta com pebolim, cama elástica e frescobol.
O Hang Loose Surf Attack - 21ª edição do circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem co-patrocínio das lojas Bleat, Central Surf, Hot Water, Overboard, Star Surf, Surf Store, Sthill e Star Point. Apoio da revista Fluir, site Waves.Terra, Fibratur e Rhyno Foam. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e organização da Federação Paulista de Surf (FPS).

Fonte: Global Surf News

Ubatuba ganhará Memorial Ciccillo Matarazzo na próxima semana

Será inaugurado na próxima semana em Ubatuba, no dia 27 de junho, o Memória Ciccillo Matarazzo, que funcionará nas dependências da Biblioteca Municipal. Ciccillo Matarazzo foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969. O memorial é uma iniciativa da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Para abrigar o memorial o local foi totalmente reformado. Toda a estrutura do telhado foi trocada, os banheiros, masculino e feminino, foram adaptados para portadores de necessidades especiais, o saguão de entrada ganhou uma iluminação diferenciada e o piso original, de taco de peroba, foi revitalizado. As obras foram executadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb).
Além do acervo da Biblioteca Municipal o local contará também com sala de leitura e o Tele Centro. O prédio foi construído em 1967 pelo renomado arquiteto Oswaldo Arthur Bratke para ser a sede da Prefeitura de Ubatuba.

O Memorial Ciccillo Matarazzo
O memorial será composto por uma galeria de 11 ex-prefeitos eleitos de Ubatuba, a partir de 1948. Num terminal digital poderá ser consultado o histórico de cada prefeito. Na galeria estão retratos desses ex-prefeitos que foram produzidos pelo pintor Rogério Contrera Ramos, vencedor do 5ª Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. Fotos inéditas de Ciccillo Matarazzo foram cedidas pelo Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo. Além disso, o memorial ainda abrigará as mesas de gabinete e de reuniões de Ciccillo enquanto prefeito. Documentos da época como decreto, leis, jornais e outros também poderão ser vistos no memorial. Além da vida e trajetória de Ciccillo o memorial também contará fatos da história política de Ubatuba.

Telecentro
O telecentro entrará em funcionamento no mês de agosto. Serão dez computadores e o mesmo número de monitores que auxiliarão os usuários e será instalado em Ubatuba por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo Federal. Trata-se de um programa de inclusão digital, instalado em espaço público, com utilização gratuita de computadores ligados à internet, destinados especialmente àquelas parcelas da comunidade local que não têm contato com as tecnologias da informação no trabalho ou na escola.

Fonte: Agora Vale

Ubatuba participa da Campanha do Agasalho 2008

O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba espera arrecadar, até o dia 3 de julho, 20 mil peças de roupas e cobertores na Campanha do Agasalho 2008. São cerca de 35 postos de arrecadação espalhados pelo município, entre escolas, estabelecimentos comerciais, Sabesp, Associação Comercial, Prefeitura de Ubatuba e outros, onde os doadores poderão depositar suas contribuições. Todo o material arrecadado será encaminhado para a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social que fará a distribuição.
"Sabemos que o povo de Ubatuba é solidário. Então mais uma vez conto com a colaboração de todos para levarmos roupas e cobertores para aqueles que mais necessitam", declarou a primeira dama do município e presidente do Fundo Social, Denise Cesar.
A Campanha do Agasalho 2008 "Quanto mais gente, mais quente", é uma iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo.

Fonte: Agora Vale

Ubatuba terá celebração do “Dia do Levante”, na Ilha Anchieta

No próximo dia 28 de junho, no Parque Estadual da Ilha Anchieta, será realizado o “XI Encontro Anual dos Filhos da Ilha”, em celebração aos 56 anos do “Dia do Levante”.

O evento tem como objetivo principal marcar a importância desse episódio para a história brasileira, ocorrido em 20 de junho de 1952 na Ilha Anchieta, que culminou na desativação do Presídio ali construído e inaugurado em 1908, com o nome de Colônia Correcional do Porto das Palmas. A celebração vem ocorrendo tradicionalmente há uma década.
No encontro serão homenageados os sobreviventes da então “Rebelião dos Presos”, os chamados “Filhos da Ilha”, pessoas que nasceram ou viveram na Ilha Anchieta na última fase de funcionamento do Presídio, na década de 50.

- O evento:
Como vem ocorrendo há mais de um ano, os Filhos da Ilha, capacitados pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, compartilharão suas experiências vivenciadas no “Dia do Levante”, seja como contadores de história, ou como condutores de grupos de visitantes em um roteiro turístico histórico-cultural, o qual prevê uma caminhada leve com duração de cerca de trinta minutos, com paradas para o relato dos principais pontos e fatos históricos.
A abertura oficial do Encontro está prevista para as 9h30, seguida da confraternização dos Filhos da Ilha, que inclui uma caminhada até a “Santa Cruz do PM Laurindo” onde serão depositadas flores em homenagem aos funcionários civis e militares mortos em combate no “Dia do Levante”.
Durante todo o dia o público visitante poderá também apreciar vídeos com temas pertinentes ao encontro, bem como participar de caminhadas ecológicas nas trilhas temáticas do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Fonte: Click Litoral

Inscrições para o SuperSurf em Ubatuba vão até o dia 30

O SuperSurf 2008 chega a sua penúltima etapa e a briga pelos títulos brasileiros da temporada tornam-se cada vez mais acirrada e emocionante. A fase paulista do circuito será finalizada na Praia de Itamambuca, Ubatuba, nos dias 09 a 13 de Julho e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.
A cearense Tita Tavares permanece em primeiro lugar no ranking feminino após sua vitória consecutiva nesta temporada e quebra mais um recorde de 14 vitórias em 20 finais disputadas na história do Supersurf, que teve início em 2000. No masculino, o paraibano Jano Belo tirou o catarinense William Cardoso da liderança e Marco Polo entrou para o páreo após vencer a etapa em Maresias.
Em Ubatuba no ano passado, o paranaense Jihad Kodhr e a paulista Suelen Naraísa foram coroados campeões. Neste ano, a Praia de Itamambuca, que nunca saiu do calendário do SuperSurf, vai receber a elite do surfe nacional em julho para a penúltima etapa. As disputas prometem ferver na quarta etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional que será finalizado na Praia da Barra da Tijuca em Setembro.

Fonte: Redação SuperSurf

Secretaria de Educação de Ubatuba promove concurso de receitas

Poderão participar merendeiras da Rede Municipal e Estadual de Educação

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba desenvolverá um concurso de receitas, direcionado especificamente aos profissionais da alimentação da rede municipal e estadual de ensino. O concurso está em consonância com os Oito Objetivos do Milênio, que idealizou o projeto Quatro Estações, que enfoca fatores como: Educação Alimentar, Qualidade de vida, Cuidados com a Saúde e Relações Humanas no local de trabalho.
Cada escola poderá inscrever uma equipe e duas receitas inéditas, uma doce e uma salgada. As receitas deverão ser elaboradas exclusivamente com alimentos utilizados na merenda escolar, ou matéria-prima da região, com aproveitamento integral dos alimentos.
As inscrições estarão abertas até o dia 23 de junho no Setor de Expediente da Secretaria Municipal de Educação, onde deverá ser preenchido um formulário a ser entregue junto a duas cópias de cada uma das receitas.

Julgamento em julho
O julgamento será realizado por uma equipe formada por membros das Associações de Pais e Mestres, sociedade civil, membros da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professores, membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e por representantes da empresa Verdurama.
As receitas serão julgadas durante a Semana da Educação, que acontecerá em julho, no auditório da Escola Municipal Padre José de Anchieta, na presença dos participantes do concurso.
Com essa proposta a Secretaria pretende oferecer melhor qualificação a estes profissionais, aprimorando os serviços já exercidos pelos mesmos, incentivando a criatividade e possibilitando descobertas. A meta é também propiciar alternativas de cardápios, resgatando os hábitos alimentares das crianças, além de estabelecer uma relação de respeito e reconhecimento do papel desses profissionais no ambiente escolar.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

Prefeitura de Ubatuba sorteia mais 150 vagas para escolinha de natação

A Prefeitura de Ubatuba disponibilizará aproximadamente mais 150 vagas para a escolinha de natação que funciona na Piscina Municipal, no centro da cidade. O sorteio acontece na próxima sexta-feira, dia 27 e as vagas serão distribuídas a quem efetuou inscrição em 2007.
“Essas vagas foram obtidas graças ao projeto de descentralização das escolinhas de esporte, promovido por determinação do prefeito”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba. “No total, a população de Ubatuba teve à disposição, cerca de 850 novas vagas na natação neste primeiro semestre, graças às inaugurações das piscinas no Perequê-Açu e Sertão da Quina”, completou o secretário.
Mais informações sobre o sorteio das vagas podem ser obtidas pelo telefone 3832-4261, ou na secretaria da Piscina Municipal.

Matrículas para 2009
O cronograma para quem deseja obter vagas para as aulas de natação nas escolinhas municipais em 2009 já foi divulgado pela Secretaria de Esportes e Lazer.
Os nascidos entre 1998 e 2002 (6 a 10 anos) devem fazer suas inscrições entre os dias 20 a 24 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para os nascidos em 1997 e anos anteriores (11 anos e adultos) as inscrições devem ser feitas entre os dias 3 e 7 de novembro, nos mesmos horários.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

Tribunal garante defesa de Paulo Ramos

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu parecer favorável ao ex-prefeito de Ubatuba Paulo Ramos de Oliveira (PDT), pré-candidato ao governo municipal nas próximas eleições, no processo em que ele responde por suposta improbidade administrativa.
Ele havia sido condenado pela Justiça local por supostas irregularidades que teriam sido cometidas durante sua última gestão --no período de 2001 a 2004.
A defesa de Paulo Ramos, que havia extrapolado o prazo permitido, foi aceita e será julgada pelo TJ, o que garante ao político, ao menos temporariamente, respaldo jurídico para disputar o pleito.
O resultado do recurso, por meio de agravo de instrumento apresentado pelo ex-prefeito, foi divulgado pelo presidente do diretório municipal do PDT, Casemiro Galvão.
"O recurso foi aceito e agora ele (Ramos) poderá concorrer às eleições, já que o processo não tem data para ser julgado", comemorou o dirigente pedetista.
O CASO - O processo foi iniciado em 2006, quando o Ministério Público apresentou uma ação civil pública apontando supostas irregularidades na administração do ex-prefeito.
O Ministério Público apontou o descumprimento dos investimentos mínimos no setor de Educação e ainda detectou suposto excesso de recursos destinados à contratação de funcionários.
De acordo com a Promotoria de Ubatuba, Paulo Ramos teria perdido o prazo estipulado para o recurso pelo não pagamento das despesas judiciais. O processo foi julgado 'deserto'.
No entanto, o ex-prefeito afirmou que havia solicitado à Justiça para que o recurso seguisse sem o pagamento das custas.
Como aguardava a resposta sobre à isenção, disse, teria deixado passar um dia do prazo.
QUADRO ELEITORAL- Além do ex-prefeito Paulo Ramos de Oliveira, o atual prefeito, Eduardo César (DEM), é pré-candidato à reeleição.
O estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes (PR), que é deputado federal e tem seu domicílio eleitoral em Ubatuba, chegou a cogitar sua candidatura à prefeitura, mas não levou adiante a hipótese.

Fonte: ValeParaibano

Usuários querem criar conselho para ‘salvar’ píer do Saco da Ribeira

Na tarde de hoje, a partir das 18 horas, todos os setores envolvidos na utilização e manutenção do Píer Estadual do Saco da Ribeira realizam uma reunião com o objetivo de auxiliar a administração do espaço e os responsáveis pela área, no processo de melhorias da estrutura e funcionamento do local. O Píer do Saco da Ribeira é um dos principais pontos de apoio e desembarque naútico da costa do litoral norte paulista, entretanto, o local sofre com a constante transferência de responsabilidade, quanto à administração do local.
Atualmente, a gestão está destinada à Fundação Florestal, órgão do Governo do Estado, que vem tentando realizar uma série de mudanças nos espaços e regras do píer. Apesar das iniciativas, o local ainda está distante de uma situação ideal para a prestação de serviços náuticos. Além de estar funcionando sem licenciamento, o píer também terá que se adequar às novas determinações impostas pelo Projeto Marinas, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo. A estrutura física do local também necessita de reparos, que, se não forem realizados, podem tornar o píer inoperante.
Preocupados com a situação atual do espaço, pescadores, velejadores, marinheiros, proprietários de embarcações, mecânicos e todos os envolvidos com o local, marcaram uma reunião para a criação de um conselho consultivo do píer, capaz de ajudar o Estado, na Gestão do espaço. O processo ainda está em fase inicial, mas deve andar rapidamente, principalmente, com as cobranças dos órgãos ambientais sobre as estruturas de apoio náutico.
No ano passado, segundo a administração atual do píer, foram puxados mais de 200 barcos para manutenção. Hoje, o pátio ainda abriga cerca de 80 embarcações, fora as “vagas molhadas”, com a atracação em poitas pertencentes ao píer estadual. Além de pescadores e turistas, o local serve como grande centro náutico da região sul ubatubense, empregando centenas de pessoas diretamente e milhares de forma indireta.

Fonte: Imprensa Livre