domingo, 6 de janeiro de 2008

Ubatuba

Litoral: caos vai pelo menos até 2011

Autoridades estaduais culparam a crise aérea, o calor, o aquecimento da economia e o boom imobiliário nas cidades litorâneas pelas deficiências de infra-estrutura que tiraram a paciência dos turistas nas praias paulistas no Natal e no réveillon. Mas os problemas deverão continuar pelo menos até o início de 2011. Parte dos projetos para desafogar gargalos de abastecimento de água, de acesso ao litoral e de transporte público, os que mais afetam a vida dos veranistas, só devem começar a dar resultado, no mínimo, em 2011 - alguns terão de esperar até 2016.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) considera que a falta de água no fim de ano foi causada pela combinação de temperatura elevada, que fez diminuir o nível dos reservatórios, e fluxo recorde de turistas. A estatal garante que no litoral norte, por exemplo, os sistemas de abastecimento de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião produziram em média 20% mais do que no mesmo período de 2006. Em Ilhabela, a produção superou a do verão passado em 50%. Ainda assim, não foi o suficiente para atender à demanda. “Precisaríamos de ainda mais 5% a 10% para atender todo mundo”, diz o presidente da Sabesp, Gesner José de Oliveira Filho. Leia Mais

Fonte O Estado de S. Paulo

Xico Graziano: SP tem de investir em saneamento

O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, disse hoje, em Ubatuba, no litoral norte do Estado, que o governo estadual tem de investir em saneamento e oferta de água na região. Xico Graziano afirmou que o governo de São Paulo precisa tomar providências para resolver a falta de água nessas cidades.
"O governo tem de fazer a sua tarefa, tem de normatizar a situação e investir em saneamento e em oferta de água." Ele afirmou que cabe ao poder público a regularização da situação e disse ainda que a culpa não é do grande acúmulo de turistas. "O poder público existe para isso, para normatizar, para regular e para garantir que o cidadão tenha boa qualidade de vida, mesmo vindo à praia em excesso. Não pode faltar água. O que aconteceu foi um acidente e acreditamos que não acontecerá mais", afirmou, durante o lançamento da Operação Verão Limpo, que, neste ano, começou por Ubatuba.
"Começamos por aqui para mostrar que o governo também está preocupado em preservar o litoral norte para que não ocorra aqui o que aconteceu na Baixada Santista (SP) em termos de degradação ambiental, de ocupações desordenadas." O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (DEM), confirmou os problemas da cidade. "Tivemos falta de água e estamos em contato nesta semana com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para que o problema não se repita no carnaval. Mas o maior problema de Ubatuba é a falta de tratamento de esgoto." No município, somente 30% do esgoto são tratados antes de serem lançados na natureza.
Durante o lançamento da operação, foram distribuídas sacolas de pano, que substituem as plásticas, dadas nos anos anteriores. As sacolas podem ser lavadas e reutilizadas, o que contribui para que o turista não a jogue no lixo. O Verão Limpo 2008 é uma campanha de educação ambiental, desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado e Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) há 20 anos. Neste ano, os quase 6 mil vendedores ambulantes que atuam nas praias das 16 cidades litorâneas receberão uniformes e se envolverão na campanha como agentes ambientais, orientando os banhistas sobre os cuidados com o lixo e o uso adequado dos recursos naturais, principalmente a água. "Vamos orientar os turistas a não jogar sujeira na praia e nas ruas", disse o presidente da Associação de Ambulantes de Ubatuba, Ciro Plácido. As prefeituras participarão da campanha com cerca de 600 monitores, que ajudarão a entregar sacolas para coleta individual de sujeira.

Fonte: A Tarde Online

Ex-marido atira e faz mulher refém durante 6h em Ubatuba

A auxiliar de limpeza Cláudia de Souza Santos, de 23 anos, foi feita refém pelo ex-marido, Valdivino Alves de Carvalho, de 25 anos, durante seis horas em uma casa na cidade de Ubatuba, litoral norte paulista.
Segundo a polícia, a separação e a briga pela guarda de um filho ocasionaram a discussão, que culminou em cárcere privado e tentativa de homicídio.
Por volta de 3h30m deste sábado, vizinhos escutaram disparos e acionaram a Polícia Militar.
Após ferir a mulher, atingida nas nádegas, Carvalho teria tentado suicídio. Ele teria ainda exigido ver o filho de 2 anos. Após negociações com a polícia ele se rendeu, por volta das 9h30m.
Carvalho pode responder por tentativa de homicídio, cárcere privado e porte ilegal de armas. Ele está sendo autuado no Distrito Policial de Ubatuba e será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Taubaté. Cláudia foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à Santa Casa da cidade, passa bem.

Fonte: VNews

Manchetes do dia

- JB: Boicote ao IPTU

- Folha: Emprego formal avança onde qualificação é menor

- Estadão: Planalto espera que pacote do IOF reduza o consumo

- Globo: Bandidos armados roubam um carro a cada 12 minutos no Rio

- Gazeta Mercantil: Pacote deve arrecadar mais que R$ 10 bilhões

- Correio: Suspeito de ter febre amarela morre em Goiás

- Valor: Empresa privada volta a investir em saneamento

- Veja: Regras - Por que a vida passou a ser regulada por elas ...

- Época: 1968

- IstoÉ: 100 brasileiros mais influentes

- IstoÉ Dinheiro: Onde investir em 2008

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais e revistas.