Bastante oportuno o tema colocado em pauta pelo Presidente do PTB de Ubatuba, Anderson José Rodrigues – Tato, no artigo intitulado “Vida própria a Ubatuba” veiculado no Ubatuba Vibora e n'O Guaruçá.
De fato, angustia a todos os cidadãos conscientes de nossa cidade a falta de perspectivas e de oportunidades de trabalho, sobretudo para os milhares de jovens que aqui vivem, mas que também aflige a todos os demais que precisam auferir rendimentos para fazer frente às contas que a vida cobra.
Nos anos 70 estudei em Mogi das Cruzes e vi que lá ocorre exatamente o oposto do que ocorre aqui. Durante os períodos letivos, Mogi tornava-se uma cidade grande, movimentada, com milhares e milhares de estudantes vivendo, consumindo e gerando empregos e renda, em meio às costumeiras festas.
Durante as férias, a cidade ficava quase que vazia, pequena, pacata.
Uma vez, tive que ir até lá durante as férias e sentia os olhares em minha direção como se estivessem querendo me dizer: - o que você está fazendo aqui, cara-pálida? Se manda, que agora a cidade é nossa!
Isso me trouxe a convicção de que uma excelente solução para o problema da sazonalidade que afeta Ubatuba seria sua transformação, também, em um pólo universitário, de modo que, durante o período letivo pudéssemos ter aqui conosco os estudantes e, durante as férias, os turistas.
Por essa razão fiquei muito feliz quando a UNITAU decidiu instalar aqui um campus avançado.
Além de proporcionar novas oportunidades de educação formal e qualificação profissional para nossos cidadãos, trouxe também, já nos primeiros exames vestibulares, uma expressiva quantidade de estudantes oriundos de outras cidades que aqui passaram a viver, a consumir e a gerar riqueza.
Infelizmente, veio recentemente a notícia de que a UNITAU pretende fechar suas portas em Ubatuba, em face de déficits orçamentários.
O fechamento da UNITAU de nossa cidade é uma coisa que Ubatuba não pode deixar que aconteça.
Isso representaria exatamente a contra-mão de um futuro melhor, o antidesenvolvimento, a marcha-a-ré da vida própria, o buraco negro do ostracismo e da decadência!
A UNITAU de Ubatuba precisa é crescer, ampliar o campus como vinha fazendo, criar novos cursos, atrair sempre mais e mais estudantes!
Que as autoridades de Ubatuba se sensibilizem para tão grave problema e juntos com a reitoria da universidade encontrem uma solução que evite o aventado e absurdo fechamento!
Um outro problema que a cidade vem enfrentando, que afeta de forma irracional a sua almejada vida própria, é o excesso de ambientalismo.
Neste campo, as soluções que vem sendo impostas ao município, podem ser comparadas, se adotadas globalmente, a algo assim como tentar extinguir a humanidade para salvar o planeta.
Como costuma dizer um colega e amigo, parece que “a banana está comendo o macaco”! Mas, este já é assunto para outro artigo.
Externo ao Tato os meus parabéns por ter levantado essa bandeira.
Arq. Gilmar Rocha
Secretário Municipal do PSDB
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Ubatuba
Diretora da Fundação Cultural Palmares participa em Ubatuba
Objetivo foi discutir, entre outros assuntos, acesso a verbas federais específicas para as comunidades quilombolas
A diretora executiva da Fundação Cultural Palmares, Maria Bernardete, acompanhada de representantes das comunidades quilombolas de Ubatuba estiveram nesta quinta-feira 14) na Prefeitura Municipal da cidade. Durante a reunião com o chefe de gabinete do executivo, Délcio José Sato, foram abordados vários assuntos, entre eles, a fiscalização das áreas quilombolas, a reintegração de posse de parte do Camburi, o decreto 4887, que trata da posse de título, e especialmente as políticas públicas para as comunidades quilombolas.
Segundo Edgar Moura Amaral, chefe de gabinete do deputado estadual Simão Pedro, que faz parte da Frente Parlamentar Quilombolas, existem verbas em vários ministérios para as comunidades quilombolas e que a Fundação Palmares, que é ligada ao Ministério da Cultura, irá auxiliar a Prefeitura de Ubatuba na obtenção destes recursos junto ao governo federal. “Existem verbas específicas para os quilombolas nas áreas da educação, saúde, agricultura, habitação, entre outras, e a Fundação Palmares está se oferecendo para auxiliar e acompanhar estes projetos junto aos ministérios”, afirmou.
Ainda de acordo com Amaral, no período de 12 a 18 de março, a diretora da Fundação Palmares, acompanhada por outros membros do governo federal, estará em São Paulo e também em Ubatuba para agilizar estes processos de pedidos de verbas junto aos secretários municipais. Também participaram da reunião, Antônio Santos, da Associação dos Quilombolas da Caçandoca; Mário, representando o Saco da Raposa e Saco da Banana; e Laura de Jesus Braga e Ted Taylor, representantes do Quilombo da Fazenda.
Fonte: Agora Vale
Funcionalismo Público de Ubatuba terá aumento salarial
O projeto de lei que que concede reajuste salarial de 5% para todos os servidores públicos municipais a partir deste mês foi encaminhado a Câmara Municipal nesta sexta-feira (15). A Aspem, Associação dos Servidores Públicos e Empregados de Ubatuba, protocolou no último dia 1º de fevereiro, um ofício solicitando informações quanto a concessão de aumento salarial em fevereiro, conforme prevê a Lei Municipal 2995 de 15 de outubro de 2007, que aprovou o novo Estatuto do Servidor Público.
Segundo o presidente da Associação, Clélio Teodorico Coutinho, vários servidores municipais estiveram na sede da Aspem solicitando informações a respeito e por este motivo enviou ofício ao prefeito. “Fomos então convidados para uma reunião, onde foi anunciado que teríamos um reajuste de 5%, um índice ainda maior do que prevê a lei, que é a inflação acumulada no ano anterior”, afirmou. Segundo o IPC-fipe, o índice acumulado nos últimos 12 meses foi de 4,3723%.
Reajuste também no abono
No ofício encaminhado ao prefeito, a Aspem solicitou ainda que fosse verificada a possibilidade de que o aumento que viesse a ser concedido incidisse também sobre o abono que os servidores recebem desde 2003 sem reajuste. Durante a reunião realizada esta semana com as secretarias municipais de Fazenda e Administração, os diretores da Aspem receberam a boa notícia: o reajuste de 5% irá incidir também sobre o abono salarial.
Para o prefeito Eduardo César comentou o reajuste: “Com este reajuste, totalizamos 15% de aumento nestes 3 anos de administração, índice superior ao que os funcionários públicos receberam na administração passada”.
Nota do editor: Bondade aflora em políticos em ano eleitoral não?!
Fonte: Agora Vale
Avaliação para natação infantil acontece dia 18
O departamento de natação da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba confirmou que na próxima segunda-feira (18) acontecerá a avaliação para crianças nascidas entre 1998 a 2002 (6 a 10 anos), que são candidatos às vagas na escolinha municipal.
Teste vai acontecer na piscina municipal da cidade
Todos os candidatos, inscritos em 2007, deverão comparecer à Piscina Municipal no horário marcado no comprovante de inscrição, trajando sunga ou maiô.
“Se alguém perdeu o comprovante de inscrição é necessário entrar em contato com a secretaria da piscina, para agendar um novo horário. Vale lembrar que a avaliação é apenas para quem se inscreveu em 2007”, disse Lenir Rezende, funcionária de secretaria de Esportes.
Sorteio
O departamento informa ainda que o sorteio de novas vagas acontecerá no próximo dia 27, também para quem fez inscrições em 2007. Para quem tem mais de 11 anos e adultos o sorteio acontece às 9h; Já os nascidos entre 1998 a 2002 (6 a 10 anos) serão sorteados à partir das 14 horas.
Fonte: Agora Vale
Filho adotivo é preso suspeito de matar o pai em ponto de ônibus de SP
Um rapaz de 20 anos foi preso nessa quarta-feira, em Sorocaba, a 100 km de São Paulo, suspeito de matar o pai adotivo no início do mês. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o homem estava esperando por um ônibus quando foi abordado por dois rapazes que o balearam com tiros no rosto. Ele morreu na hora.
Durante as investigações, os policiais descobriram que a vítima tinha um filho adotivo viciado em drogas. Nessa quarta-feira, o suspeito foi encontrado em uma clínica de dependentes químicos em Campos do Jordão, a 167 km de São Paulo. Ele confessou que anteriormente tinha se internado em outra clínica em Ubatuba, a 224 km da capital paulista.
Ainda de acordo com a polícia, o outro suspeito de participar do crime também foi preso. Ele teria sido responsável por fornecer o veículo e acompanhar o autor dos disparos.
Fonte: O Tempo
Navio Island Escape aporta pela segunda vez em Ubatuba
O navio Island Escape aportou em Ubatuba pela segunda vez, na manhã desta quarta-feira (13). Um receptivo parecido com o primeiro aguardava os cerca de 1.500 turistas que desceram do navio para conhecer a cidade. A embarcação chegou a Ubatuba por volta das 8h e às 9h30 os passageiros começaram a desembarcar rumo às diversas opções de passeios que os aguardavam.
Ao chegar, os passageiros já tiveram uma surpresa ao verem uma embarcação do Corpo de Bombeiros que lançava água por todos os lados, como um grande chafariz. O grupo musical Sexteto Caiçara ficou responsável pela trilha sonora do desembarque e diversas tendas foram montadas para prestar informações sobre os passeios disponíveis. Como na primeira vez, os passageiros e tripulantes do navio ficaram satisfeitos com a estrutura preparada para recebê-los. A funcionária pública federal, Elizabeth Caldana, moradora de São Paulo, afirma que já fez diversos cruzeiros e nunca havia tido uma receptividade tão boa quanto de Ubatuba. “Quando vi o tapete vermelho, já fiquei emocionada. Quando ouvi a música, pensei: É para nós! Não estávamos esperando nada disso, foi uma grande surpresa. Só depois fui perceber que foi tudo planejado. A cidade é linda e, além disso, está muito limpa e organizada; estão todos de parabéns.”
O capitão do navio, David Bathgate, que desembarcou para conhecer um pouco de Ubatuba, afirmou que a cidade tem grande potencial para este tipo de turismo. “Ubatuba é muito bonita, tem boas características de navegação e possui uma população muito receptiva e amigável.”
O prefeito Eduardo Cesar considera que a vinda do segundo navio é um sinal de que a cidade foi bem aceita como roteiro. “Antes, era apenas um sonho, depois, com a chegada do primeiro navio, passou a ser uma hipótese e agora, com o segundo, já podemos considerar uma certeza. Nossa meta é trazer cruzeiros nacionais e internacionais, transformando significativamente o fluxo de turistas e a economia da cidade”, disse.
Segundo Luiz Felipe Azevedo, secretário de turismo, a aprovação de Ubatuba foi de mais de 95%, mesmo com a mudança de capitão e tripulantes. “Mais uma vez, tivemos muita sorte com as condições meteorológicas e os turistas puderam aproveitar o melhor de Ubatuba. O nosso esforço está trazendo bons resultados. Para as próximas temporadas, temos uma grande perspectiva de receber este e outros navios.”
Fonte: Agora Vale
Ubatuba abre inscrições para escolinhas de esportes
Teve início nesta segunda-feira (11) o período de renovação de matrículas para as escolinhas de esporte. Para renovar a matrícula, é necessário comparecer ao Ginásio de Esportes Tubão ou na Piscina Municipal e retirar a ficha.
A mesma deve ser devolvida com o carimbo da escola em que a criança ou adolescente estuda, acompanhada de atestado médico, capacitando-o para as práticas esportivas.
O secretário de Esportes e Lazer da cidade, Bittencurt Jr., acredita que a procura deva aumentar nos próximos dias: “O interesse em garantir as vagas para as atividades esportivas foi grande no primeiro dia, portanto solicitamos aos pais que não deixem a renovação para a última hora”.
Novas matrículas
Os interessados em matricular seus filhos nas escolinhas de Esporte da Prefeitura de Ubatuba devem comparecer ao Tubão entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O atendimento acontece das 9h às 17h, ininterruptamente, até a próxima sexta-feira, dia 15. A única modalidade em que não serão aceitas novas inscrições é a natação. “Abrimos as inscrições para a natação no final de 2007 e no dia 27 de fevereiro acontecerá o sorteio das vagas”, completou o Secretário. As atividades das escolinhas de Esportes começam no dia 3 de março.
Melhor Idade
As aulas do projeto Atividade Física e Cidadania recomeçam no próximo dia 3 de março. Quem já participa do projeto deve comparecer aos locais onde os projetos são desenvolvidos, munidos de atestado médico. Para novas inscrições é necessário apresentar, além do atestado, foto 3x4, comprovante de residência e documento de identidade.
O projeto Atividade Física e Cidadania atende pessoas com mais de 40 anos, com aulas de alongamento, caminhada e hidroginástica nas comunidades da Maranduba, Sertão da Quina, Lagoinha, Rio Escuro, Lázaro, Perequê Mirim, Itaguá, Estufa 1 e 2, Centro (Praia do Cruzeiro, Tubão, Piscina Municipal e Praça BIP), Horto, Parque dos Ministérios, Marafunda, Perequê Açu (Terminal e Estádio) e Taquaral.
Fonte: Agora Vale
Ruas do centro de Ubatuba terão bikelane
A secretaria de Obras da Prefeitura e a Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba iniciaram no último sábado, 9, os trabalhos nas ruas do centro que visando a implantação de bikelanes. Os serviços foram iniciados na rua Liberdade, que terá a faixa destinada para bicicletas em toda a sua extensão. Na avenida Rio Grande do Sul a bikelane será instalada da altura da rua Acre até a avenida Professor Thomaz Galhardo. A próxima bikelane será construída na rua Coronel Domiciano, no trecho compreendido entre a rua Liberdade e avenida Professor Thomaz Galhardo.
De acordo com o cronograma da secretaria de Obras, os serviços deverão ser concluídos dentro de 45 dias, dependendo das condições climáticas. Os recursos das obras são oriundos da própria Prefeitura e de convênio firmado com o Ministério das Cidades. “Já implantamos a bikelane durante a temporada na avenida Leovigildo, no Itaguá, garantindo assim maior segurança para bicicletas, carros e pedestres e ordenando o fluxo. Agora estamos iniciando esse processo em algumas ruas movimentadas do centro da cidade”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo César. O prefeito lembra ainda que além da segurança aos ciclistas, a implantação de faixas específicas para bicicletas no município visa garantir maior trafegabilidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. “Temos em Ubatuba ótimas condições topográficas para a utilização de bicicletas e porque não aproveitarmos isto em benefício do meio ambiente, que é nosso maior patrimônio?”, avalia Eduardo César.
- Outras bikelanes:
O projeto cicloviário de Ubatuba da prefeitura prevê implantação bikelanes em outros bairros de Ubatuba. A rua 15 de novembro, que liga o bairro do Itaguá ao Centro, passando pela Estufa I, também terá a faixa exclusiva para ciclistas.
O bairro do Taquaral também será contemplado com uma bikelane, que irá desde a Rodovia Rio Santos até o ponto final do ônibus. Outro trecho da avenida Rio Grande do Sul, que terá a faixa será da praça Tancredo Neves até a rua 15 de Novembro, na Estufa I.
Fonte: Click Litoral
Objetivo foi discutir, entre outros assuntos, acesso a verbas federais específicas para as comunidades quilombolas
A diretora executiva da Fundação Cultural Palmares, Maria Bernardete, acompanhada de representantes das comunidades quilombolas de Ubatuba estiveram nesta quinta-feira 14) na Prefeitura Municipal da cidade. Durante a reunião com o chefe de gabinete do executivo, Délcio José Sato, foram abordados vários assuntos, entre eles, a fiscalização das áreas quilombolas, a reintegração de posse de parte do Camburi, o decreto 4887, que trata da posse de título, e especialmente as políticas públicas para as comunidades quilombolas.
Segundo Edgar Moura Amaral, chefe de gabinete do deputado estadual Simão Pedro, que faz parte da Frente Parlamentar Quilombolas, existem verbas em vários ministérios para as comunidades quilombolas e que a Fundação Palmares, que é ligada ao Ministério da Cultura, irá auxiliar a Prefeitura de Ubatuba na obtenção destes recursos junto ao governo federal. “Existem verbas específicas para os quilombolas nas áreas da educação, saúde, agricultura, habitação, entre outras, e a Fundação Palmares está se oferecendo para auxiliar e acompanhar estes projetos junto aos ministérios”, afirmou.
Ainda de acordo com Amaral, no período de 12 a 18 de março, a diretora da Fundação Palmares, acompanhada por outros membros do governo federal, estará em São Paulo e também em Ubatuba para agilizar estes processos de pedidos de verbas junto aos secretários municipais. Também participaram da reunião, Antônio Santos, da Associação dos Quilombolas da Caçandoca; Mário, representando o Saco da Raposa e Saco da Banana; e Laura de Jesus Braga e Ted Taylor, representantes do Quilombo da Fazenda.
Fonte: Agora Vale
Funcionalismo Público de Ubatuba terá aumento salarial
O projeto de lei que que concede reajuste salarial de 5% para todos os servidores públicos municipais a partir deste mês foi encaminhado a Câmara Municipal nesta sexta-feira (15). A Aspem, Associação dos Servidores Públicos e Empregados de Ubatuba, protocolou no último dia 1º de fevereiro, um ofício solicitando informações quanto a concessão de aumento salarial em fevereiro, conforme prevê a Lei Municipal 2995 de 15 de outubro de 2007, que aprovou o novo Estatuto do Servidor Público.
Segundo o presidente da Associação, Clélio Teodorico Coutinho, vários servidores municipais estiveram na sede da Aspem solicitando informações a respeito e por este motivo enviou ofício ao prefeito. “Fomos então convidados para uma reunião, onde foi anunciado que teríamos um reajuste de 5%, um índice ainda maior do que prevê a lei, que é a inflação acumulada no ano anterior”, afirmou. Segundo o IPC-fipe, o índice acumulado nos últimos 12 meses foi de 4,3723%.
Reajuste também no abono
No ofício encaminhado ao prefeito, a Aspem solicitou ainda que fosse verificada a possibilidade de que o aumento que viesse a ser concedido incidisse também sobre o abono que os servidores recebem desde 2003 sem reajuste. Durante a reunião realizada esta semana com as secretarias municipais de Fazenda e Administração, os diretores da Aspem receberam a boa notícia: o reajuste de 5% irá incidir também sobre o abono salarial.
Para o prefeito Eduardo César comentou o reajuste: “Com este reajuste, totalizamos 15% de aumento nestes 3 anos de administração, índice superior ao que os funcionários públicos receberam na administração passada”.
Nota do editor: Bondade aflora em políticos em ano eleitoral não?!
Fonte: Agora Vale
Avaliação para natação infantil acontece dia 18
O departamento de natação da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba confirmou que na próxima segunda-feira (18) acontecerá a avaliação para crianças nascidas entre 1998 a 2002 (6 a 10 anos), que são candidatos às vagas na escolinha municipal.
Teste vai acontecer na piscina municipal da cidade
Todos os candidatos, inscritos em 2007, deverão comparecer à Piscina Municipal no horário marcado no comprovante de inscrição, trajando sunga ou maiô.
“Se alguém perdeu o comprovante de inscrição é necessário entrar em contato com a secretaria da piscina, para agendar um novo horário. Vale lembrar que a avaliação é apenas para quem se inscreveu em 2007”, disse Lenir Rezende, funcionária de secretaria de Esportes.
Sorteio
O departamento informa ainda que o sorteio de novas vagas acontecerá no próximo dia 27, também para quem fez inscrições em 2007. Para quem tem mais de 11 anos e adultos o sorteio acontece às 9h; Já os nascidos entre 1998 a 2002 (6 a 10 anos) serão sorteados à partir das 14 horas.
Fonte: Agora Vale
Filho adotivo é preso suspeito de matar o pai em ponto de ônibus de SP
Um rapaz de 20 anos foi preso nessa quarta-feira, em Sorocaba, a 100 km de São Paulo, suspeito de matar o pai adotivo no início do mês. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o homem estava esperando por um ônibus quando foi abordado por dois rapazes que o balearam com tiros no rosto. Ele morreu na hora.
Durante as investigações, os policiais descobriram que a vítima tinha um filho adotivo viciado em drogas. Nessa quarta-feira, o suspeito foi encontrado em uma clínica de dependentes químicos em Campos do Jordão, a 167 km de São Paulo. Ele confessou que anteriormente tinha se internado em outra clínica em Ubatuba, a 224 km da capital paulista.
Ainda de acordo com a polícia, o outro suspeito de participar do crime também foi preso. Ele teria sido responsável por fornecer o veículo e acompanhar o autor dos disparos.
Fonte: O Tempo
Navio Island Escape aporta pela segunda vez em Ubatuba
O navio Island Escape aportou em Ubatuba pela segunda vez, na manhã desta quarta-feira (13). Um receptivo parecido com o primeiro aguardava os cerca de 1.500 turistas que desceram do navio para conhecer a cidade. A embarcação chegou a Ubatuba por volta das 8h e às 9h30 os passageiros começaram a desembarcar rumo às diversas opções de passeios que os aguardavam.
Ao chegar, os passageiros já tiveram uma surpresa ao verem uma embarcação do Corpo de Bombeiros que lançava água por todos os lados, como um grande chafariz. O grupo musical Sexteto Caiçara ficou responsável pela trilha sonora do desembarque e diversas tendas foram montadas para prestar informações sobre os passeios disponíveis. Como na primeira vez, os passageiros e tripulantes do navio ficaram satisfeitos com a estrutura preparada para recebê-los. A funcionária pública federal, Elizabeth Caldana, moradora de São Paulo, afirma que já fez diversos cruzeiros e nunca havia tido uma receptividade tão boa quanto de Ubatuba. “Quando vi o tapete vermelho, já fiquei emocionada. Quando ouvi a música, pensei: É para nós! Não estávamos esperando nada disso, foi uma grande surpresa. Só depois fui perceber que foi tudo planejado. A cidade é linda e, além disso, está muito limpa e organizada; estão todos de parabéns.”
O capitão do navio, David Bathgate, que desembarcou para conhecer um pouco de Ubatuba, afirmou que a cidade tem grande potencial para este tipo de turismo. “Ubatuba é muito bonita, tem boas características de navegação e possui uma população muito receptiva e amigável.”
O prefeito Eduardo Cesar considera que a vinda do segundo navio é um sinal de que a cidade foi bem aceita como roteiro. “Antes, era apenas um sonho, depois, com a chegada do primeiro navio, passou a ser uma hipótese e agora, com o segundo, já podemos considerar uma certeza. Nossa meta é trazer cruzeiros nacionais e internacionais, transformando significativamente o fluxo de turistas e a economia da cidade”, disse.
Segundo Luiz Felipe Azevedo, secretário de turismo, a aprovação de Ubatuba foi de mais de 95%, mesmo com a mudança de capitão e tripulantes. “Mais uma vez, tivemos muita sorte com as condições meteorológicas e os turistas puderam aproveitar o melhor de Ubatuba. O nosso esforço está trazendo bons resultados. Para as próximas temporadas, temos uma grande perspectiva de receber este e outros navios.”
Fonte: Agora Vale
Ubatuba abre inscrições para escolinhas de esportes
Teve início nesta segunda-feira (11) o período de renovação de matrículas para as escolinhas de esporte. Para renovar a matrícula, é necessário comparecer ao Ginásio de Esportes Tubão ou na Piscina Municipal e retirar a ficha.
A mesma deve ser devolvida com o carimbo da escola em que a criança ou adolescente estuda, acompanhada de atestado médico, capacitando-o para as práticas esportivas.
O secretário de Esportes e Lazer da cidade, Bittencurt Jr., acredita que a procura deva aumentar nos próximos dias: “O interesse em garantir as vagas para as atividades esportivas foi grande no primeiro dia, portanto solicitamos aos pais que não deixem a renovação para a última hora”.
Novas matrículas
Os interessados em matricular seus filhos nas escolinhas de Esporte da Prefeitura de Ubatuba devem comparecer ao Tubão entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O atendimento acontece das 9h às 17h, ininterruptamente, até a próxima sexta-feira, dia 15. A única modalidade em que não serão aceitas novas inscrições é a natação. “Abrimos as inscrições para a natação no final de 2007 e no dia 27 de fevereiro acontecerá o sorteio das vagas”, completou o Secretário. As atividades das escolinhas de Esportes começam no dia 3 de março.
Melhor Idade
As aulas do projeto Atividade Física e Cidadania recomeçam no próximo dia 3 de março. Quem já participa do projeto deve comparecer aos locais onde os projetos são desenvolvidos, munidos de atestado médico. Para novas inscrições é necessário apresentar, além do atestado, foto 3x4, comprovante de residência e documento de identidade.
O projeto Atividade Física e Cidadania atende pessoas com mais de 40 anos, com aulas de alongamento, caminhada e hidroginástica nas comunidades da Maranduba, Sertão da Quina, Lagoinha, Rio Escuro, Lázaro, Perequê Mirim, Itaguá, Estufa 1 e 2, Centro (Praia do Cruzeiro, Tubão, Piscina Municipal e Praça BIP), Horto, Parque dos Ministérios, Marafunda, Perequê Açu (Terminal e Estádio) e Taquaral.
Fonte: Agora Vale
Ruas do centro de Ubatuba terão bikelane
A secretaria de Obras da Prefeitura e a Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba iniciaram no último sábado, 9, os trabalhos nas ruas do centro que visando a implantação de bikelanes. Os serviços foram iniciados na rua Liberdade, que terá a faixa destinada para bicicletas em toda a sua extensão. Na avenida Rio Grande do Sul a bikelane será instalada da altura da rua Acre até a avenida Professor Thomaz Galhardo. A próxima bikelane será construída na rua Coronel Domiciano, no trecho compreendido entre a rua Liberdade e avenida Professor Thomaz Galhardo.
De acordo com o cronograma da secretaria de Obras, os serviços deverão ser concluídos dentro de 45 dias, dependendo das condições climáticas. Os recursos das obras são oriundos da própria Prefeitura e de convênio firmado com o Ministério das Cidades. “Já implantamos a bikelane durante a temporada na avenida Leovigildo, no Itaguá, garantindo assim maior segurança para bicicletas, carros e pedestres e ordenando o fluxo. Agora estamos iniciando esse processo em algumas ruas movimentadas do centro da cidade”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo César. O prefeito lembra ainda que além da segurança aos ciclistas, a implantação de faixas específicas para bicicletas no município visa garantir maior trafegabilidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. “Temos em Ubatuba ótimas condições topográficas para a utilização de bicicletas e porque não aproveitarmos isto em benefício do meio ambiente, que é nosso maior patrimônio?”, avalia Eduardo César.
- Outras bikelanes:
O projeto cicloviário de Ubatuba da prefeitura prevê implantação bikelanes em outros bairros de Ubatuba. A rua 15 de novembro, que liga o bairro do Itaguá ao Centro, passando pela Estufa I, também terá a faixa exclusiva para ciclistas.
O bairro do Taquaral também será contemplado com uma bikelane, que irá desde a Rodovia Rio Santos até o ponto final do ônibus. Outro trecho da avenida Rio Grande do Sul, que terá a faixa será da praça Tancredo Neves até a rua 15 de Novembro, na Estufa I.
Fonte: Click Litoral
Manchetes do dia
- JB: Protesto cerca o governo
- Folha: Área central de SP perde moradores, e periferia incha
- Estadão: PF ouvirá funcionários que saíram da Petrobrás
- Globo: Governo foi alertado há um ano sobre risco com carne
- Gazeta Mercantil: Suspeita de fraude em taxa sobre área rural
- Correio: Aposta nos bingos legais
- Valor: Arrecadação de municípios cresce mais que a de Estados
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.
- Folha: Área central de SP perde moradores, e periferia incha
- Estadão: PF ouvirá funcionários que saíram da Petrobrás
- Globo: Governo foi alertado há um ano sobre risco com carne
- Gazeta Mercantil: Suspeita de fraude em taxa sobre área rural
- Correio: Aposta nos bingos legais
- Valor: Arrecadação de municípios cresce mais que a de Estados
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.
Assinar:
Postagens (Atom)