quarta-feira, 19 de março de 2008

Política


Deputado Bruno Covas realiza ato público em respeito aos brasileiros no exterior

Objetivo é discutir políticas públicas que garantam tratamento justo e digno na chegada a outros países
"Não podemos nos conformar com o tratamento dado aos brasileiros no exterior, em especial na Espanha, que tem protagonizado ações injustas e indignas contra nós, sem justificativa plausível". A declaração do deputado Bruno Covas resume bem o motivo que o motiva a realizar o Ato Público em Respeito aos Brasileiros no Exterior, nesta quarta-feira, dia 19, às 9h30, no plenário Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Em artigo publicado recentemente por vários veículos de comunicação, sob o título "Humilhados e Deportados", o deputado questiona: "Tantos brasileiros abandonados à própria sorte em aeroportos estrangeiros querem entender por que se calam as representações brasileiras lá fora e por que, na contrapartida, visitantes de outros países não são tratados com o mesmo rigor?", cobra o deputado no artigo.
Para debater o problema, e abrir a discussão sobre políticas públicas que garantam tratamento justo e digno aos brasileiros na chegada a outros países, o deputado Bruno Covas convidou especialistas no assunto como Francisco Rezek, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e das Relações Exteriores; Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); e Dalva Aleixo Dias, doutoranda da Universidad de La Laguna (Espanha), que conclui uma tese sobre a imagem dos brasileiros na imprensa espanhola.
Serviço
Data: 19.03.2008
Horário: 9h30
Local: Plenário Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201

Fonte: Assessoria do Deputado Bruno Covas

Lula: A ditadura das MPs.

O BLOG Tucano Jovem jpa denunciou a questão dos abusos das MPs (Medidas P´rovisórias) por parte do Governo Lula na entrevista realizada com o líder Zé Aníbal.
Agora, Lula-Molusco diz que é “impossível Governar sem as Medidas Provisórias” fato que mostra o total despreparo do Governo no que se refere ao diálogo com o Parlamento.
Como bem disse o sempre Ministro JOSE GREGORI, em entrevista ao TJ, o Congresso não debate, apenas “bate o carimbo” na questão legislativa, muitas vezes “a reboque” dos interesses do Executivo.
Parece que a Democracia e o diálogo entre os Três Poderes é algo que não desperta o respeito e o interesse do Presidente.

A sociedade aguarda respostas…

A redação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que é “humanamente impossível” governar sem medida provisória porque dá mais agilidade às decisões.
Em entrevista após cerimônia de lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Campo Grande (MS), o presidente lembrou que as medidas provisórias foram criadas em substituição ao decreto-lei.
“Qualquer deputado, qualquer senador sabe que é humanamente impossível governar se não tiver medida provisória, porque o tempo e a agilidade que as coisas custam a acontecer muitas vezes é mais rápido que as decisões democráticas que são necessárias acontecer no Congresso Nacional”, afirmou Lula.
O presidente afirmou que o fato de a Câmara e o Senado debaterem a tramitação das medidas provisórias é porque os parlamentares querem encontrar uma forma “de compatibilizar as necessidades do governo e as necessidades da própria tomada de decisão do Congresso Nacional”.

Redução
O governo federal promete trabalhar para reduzir o envio de medidas provisórias para o Congresso Nacional com o objetivo de viabilizar a aprovação da reforma tributária. Para o ministro José Múcio (Relações Institucionais), o ideal seria que nenhuma fosse necessária.
O acúmulo de MPs é uma das preocupação de líderes partidários para a tramitação da reforma tributária. Eles temem que essas medidas tranquem a pauta de votações e atrapalhem as discussões. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) foi enviada neste mês para o Congresso.
Em busca de um acordo entre oposição e governo em torno do rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso, a comissão especial que analisa o assunto na Câmara deve avaliar uma proposta consensual. Hoje, a MP passa a trancar a pauta 45 dias depois de ser publicada. A idéia é autorizar o trancamento da pauta apenas nos 15 últimos dias –de um total de 120– do prazo que as medidas terão para apreciação e votação no Congresso.
A sugestão foi apresentada pelos deputados Michel Temer (PMDB-SP), Marcelo Ortiz (PV-SP) e José Eduardo Cardozo (PT-SP). Os três afirmaram que esta poderia ser a alternativa para garantir a mudança no rito de tramitação das medidas tão criticado pelos parlamentares –no Senado e na Câmara.
Porém, o relator do tema na comissão especial na Câmara, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), defendeu o fim definitivo do trancamento da pauta por medidas provisórias.

Fonte: Blog Tucano Jovem

Ubatuba

Quarenta e nove cidades se inscreveram para os Jogos Regionais dos Idosos em Ubatuba

Quarenta e nove municípios já confirmaram a participação nos 12º Jori – Jogos Regionais do Idoso, que acontecem em Ubatuba, de 26 a 30 de março. O evento é exclusivo para atletas a partir de 60 anos de idade nas modalidades de Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol Masculino, Voleibol Feminino e Xadrez.
As maiores delegações vem de Cajamar (96 atletas), São Bernardo do Campo e Mauá (com 90 atletas cada). Ubatuba deve participar com 73 atletas. O Comitê Organizador agora cuida da tarefa de preparar os alojamentos que receberão aproximadamente três mil atletas.
Durante o Congresso Técnico, que acontece na próxima quarta-feira, 19, será apresentada toda a programação, além do sorteio das chaves dos jogos.

- Municípios:
Confira a relação dos municípios que participarão do 12º Jori, em Ubatuba: Aparecida, Bertioga, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caieiras, Cajamar, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cotia, Cruzeiro, Cubatão, Embu Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jandira, Lorena, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Paraibuna, Peruíbe, Pindamonhangaba, Piquete, Poá, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Sebastião, São Vicente, Suzano, Taubaté, Ubatuba e Vargem Grande.

- Reunião:
A comissão técnica de Ubatuba agendou para essa sexta-feira, 14, uma reunião com todos os atletas de Ubatuba que participarão do 12º Jori. Os atletas devem comparecer no Salão da Igreja São Francisco, às 16 horas.

Fonte: Click Litoral

Charge do dia


Manchetes do dia

- JB: Crise faz Brasil temer o capital especulativo

- Folha: Juro real dos EUA fica negativo com 6º corte seguido

- Estadão: Fed corta juros em 0,75 ponto e bolsas reagem com forte alta

- Globo: Dengue se alastra e Rio já tem 45 casos por hora

- Gazeta Mercantil: Fed reduz os juros enquanto no Brasil a taxa pode subir

- Correio: BC investiga crediário

- Valor: Leilão para privatização da Cesp corre risco de fracassar

- Jornal do Commercio: EUA cortam juros e mercado financeiro tem dia de reação

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.