quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ubatuba



Frente Parlamentar se reúne com Xico Graziano
Da pauta, minuta de criação da “APA”

Os Deputados Mozart Russomanno, Carlinhos Almeida, Luiz Carlos Gondim e João Bosco, integrantes da Frente Parlamentar em defesa da pesca, estiveram reunidos na última terça-feira - 01, com o Secretário de Meio Ambiente Sr. Francisco Graziano, momento em que entregaram uma minuta com propostas de alteração do decreto que criará a “APA” Litoral Norte – (Área de Proteção Ambiental).
Os parlamentares foram acompanhados do Sr. Auracy Mansano Filho, Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, da Sra. Valeria Gelli, Secretária de Pesca de Ubatuba, do Sr. Joedis Teixeira Silva, presidente da Colônia Z10 - Ubatuba e do Sr. Maurici Romeu Silva, presidente da Associação de Pescadores de Ubatuba.
A minuta apresentada ao Secretário, foi fruto do trabalho realizado por uma equipe técnica formada por lideranças de pescadores e representantes das quatro prefeituras do Litoral Norte e objetiva atender as reivindicações da classe.
Após a forte polêmica estabelecida com a divulgação da criação da APA Litoral Norte, pescadores de toda a região se insurgiram contra a proposta a qual poderia prejudicar em muito, as comunidades tradicionais e os pescadores.
Reconhecendo erros por parte da Secretaria no processo de criação das ”APA´s”, o Secretário Xico Graziano se comprometeu a elaborar um novo decreto e apresentá-lo em quinze dias. Ainda segundo Graziano a maioria das reivindicações deverão ser atendidas.
Para o Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano e a Secretária de Pesca de Ubatuba, a criação da Frente Parlamentar em defesa da pesca e a forte atuação dos Deputados nas negociações, permitiram que o processo acontecesse de forma democrática com a participação de todos os interessados.
Já os representantes dos pescadores de Ubatuba, Sr. Joedis e Sr. Maurici, que inicialmente se mantinham radicalmente contra a criação da APA e não participaram da câmara técnica, admitiram que é inevitável a sua criação e que o melhor caminho foi o da negociação. “Vamos acompanhar atentamente a nova proposta que será apresentada, mas temos certeza que nossas reivindicações serão atendidas”, disse Joedis.
Reconheceram ainda a importância da Frente Parlamentar no processo, bem como elogiaram as atuações das prefeituras através dos Secretários Auracy Mansano e Valéria Gelli.
Para o Deputado Mozart Russomanno, que coordenou os trabalhos da câmara técnica e disponibilizou sua equipe jurídica para a elaboração da minuta, o mais importante foi o exercício da democracia e o resultado final. “Claro que não conseguimos agradar a todos, mas foi graças a participação ativa dos Deputados, bem como das lideranças dos pescadores e técnicos das prefeituras, que pudemos elaborar este trabalho que acredito seja exemplo a ser seguido no futuro. A Frente Parlamentar veio para ajudar um segmento historicamente esquecido e tenho certeza que novas conquistas virão. Os pescadores podem contar conosco.”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Litoral Virtual

Frente parlamentar entrega reivindicações do Litoral Norte relativa às APAs

A frente parlamentar que foi criada para dar apoio aos pescadores do estado de São Paulo esteve reunida com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, na última terça-feira, 1º de julho. O objetivo da reunião foi levar ao secretário uma nova minuta para o decreto que prevê a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O documento entregue pela frente contém considerações formuladas por representantes do setor pesqueiro e do poder público dos quatro municípios do Litoral Norte.
Durante a reunião, o secretário Xico Graziano reafirmou a segurança da pesca artesanal, prometendo que o decreto não afetará suas atividades. Em vista disso, o setor pesqueiro, finalmente, aceitou a formulação do decreto. Representantes da Colônia Z-10 e da Associação dos Pescadores de Ubatuba preferiram analisar a terceira minuta, que ficará pronta no próximo dia 15, já com as considerações dos setores náutico e ambiental, além das da frente parlamentar da pesca.
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirmou que uma das grandes reivindicações é a participação do setor pesqueiro no conselho gestor das APAs e que este conselho seja deliberativo. “Ressaltamos também ao secretário Xico Graziano, que dentro deste conselho gestor, quem deve representar o setor pesqueiro são os próprios pescadores.”

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba

Clodovil lança assessora para vereadora, mas continua neutro na disputa pela Prefeitura

O deputado Clodovil Hernandes confirmou, nesta terça feira, que continua isento em relação ao apoio a qualquer candidato para prefeitura de Ubatuba, nas próximas eleições. No entanto, o ex-apresentador de TV, não ficará totalmente de fora da corrida eleitoral deste ano. Isso porque, a assessoria do deputado confirmou que, a amiga e assessora parlamentar de Clodovil, a jornalista Meg Ramos, deve aceitar o convite para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Ubatuba.
Meg já tinha sido sondada, pelo próprio Clodovil, sobre a possibilidade de se lançar candidata a Prefeita, mas a proposta não vingou. Agora, a assessora do deputado foi convidada para formar uma candidatura proporcional (vereadora), pelo candidato a prefeitura pela coligação PSDB-PR, Pedro Tuzino.
O tucano terá como vice na chapa, a empresária Ana Barone, presidente do diretório municipal do PR em Ubatuba, mesmo partido de Clodovil. O engenheiro Pedro Tuzino confirmou ao Jornal imprensa Livre que considera importante a participação do deputado na próxima disputa pelo executivo. “Agora é o momento de formatar o quadro político e montar uma equipe para a campanha, no entanto, é claro que buscaremos conversar com figuras políticas de peso, que possam nos ajudar nas eleições e na busca de melhorias para a cidade, como é o caso do deputado Clodovil e também do deputado Antônio Carlos”, revela o candidato tucano Pedro Tuzino, elogiando toda a interferência pessoal e política realizada na cidade, pelo ex-apresentador de TV.
Apesar dos elogios e do convite feito a Meg Ramos, a assessoria do deputado lembra que, Clodovil não manifestou qualquer atitude no sentido de mudar a atual posição de isenção, em relação à disputa pela prefeitura ubatubense. “O único nome que o deputado tem certeza que vai apoiar é o meu”, completa Meg Ramos, confirmando que deve mesmo aceitar o convite para disputar uma das vagas para vereança municipal.

Fonte: Imprensa Livre

Prefeitura inaugura escola de surf junto aos remanescentes de quilombo na praia do Camburi

A Prefeitura de Ubatuba inaugurou no último sábado, 28, mais um núcleo da Escola Municipal de Surfe. A praia do Camburi, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, é a sede da mais nova escolinha de surfe de Ubatuba, em uma das regiões mais bonitas de Ubatuba, reconhecida pelos governantes como remanescente de quilombo.
A nova escolinha foi oficializada com uma grande festa para a garotada, com a presença da comunidade local, de diversas autoridades e com distribuição de diversos presentes e materiais de surfe, doados pelo Issan e Central Surf. Todo o equipamento necessário para a prática do esporte, como pranchas, cordinhas e parafina foram oferecidos pela Prefeitura de Ubatuba.
O primeiro passo para o crescimento do surfe no bairro e para o incremento da cidadania das crianças do local, foi dado pelo surfista Zecão, junto com amigos que moram e freqüentam aquela região. “Sempre freqüentei o Camburi pela qualidade de suas ondas e sua beleza natural. Passei a desenvolver um trabalho parecido com a escolinha da Itamambuca, onde visamos, além do surfe, proporcionar mais alegria e diversão às crianças carentes da região, transformando-as em verdadeiros campeões de cidadania”, conta Zecão.
“A comunidade sempre me tratou muito bem nessa região e foi um processo natural para tudo isso acontecer e com o apoio da prefeitura, a qualidade desse projeto só vai melhorar”, acrescentou o surfista. “O surfe de Ubatuba só tem a ganhar e a prefeitura deu mais um passo certo para o desenvolvimento e a prática do esporte, visando principalmente uma melhor qualidade de vida a todos os moradores do Camburi”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba

Prefeitura de Ubatuba inaugura Farmácia Popular nesta quinta

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugura, nesta quinta-feira, 3, às 17h, a primeira Farmácia Popular do Litoral Norte. Numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Ubatuba, a Farmácia Popular funcionará na Rua Coronel Domiciano, 280, Centro.
Com a vinda deste projeto, serão disponibilizados medicamentos para a população, a preços simbólicos. Qualquer pessoa poderá adquirir os medicamentos na Farmácia Popular, com valor de até 90% abaixo do mercado, desde que possua a receita médica. São 107 medicamentos disponíveis.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Os interessados em saber quais medicamentos estarão disponíveis na Farmácia Popular podem entrar no site www.saude.gov.br, clicar no link Farmácia Popular e depois em elenco de medicamentos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba

Capitão Deolindo realiza viagem a Paraty
Estudos sobre o patrimônio e espaços culturais

Os professores da E.E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos, através das aulas de Arte, Dária, Marcela, Estênio, Afonso, Regina e Joe Ribeiro levaram, sexta-feia (20/06/2008), os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de visitar o Centro Cultural desse município histórico e assistir à Dança Paraty 2008, em continuidade aos estudos sobre Patrimõnio e Espaços Culturais..
Foi uma viagem muito proveitosa,pois, muitos ainda não conheciam a cidade de Paraty no Estado do Rio de Janeiro, e ficaram encantados com sua história, bem como, com sua beleza secular, e os conhecimentos adquiridos serão sempre de grande valia para todos.
Mais Capitão DeolindO: Revelando talentos artísticos em aulas de Educação Física
E também dentro da nova proposta curricular, as aulas de Educação Física vêm descobrindo novos talentos dentro do rítmo e da arte. A professora Isis Castilho, no desempenho de suas aulas com muita dedicação tem mostrado aos seus alunos a importância da desenvoltura e do
Rítmo e através dos "clips musicais" elaborados pelos próprios alunos, podemos observar que novos talentos vão se revelando.

Fonte: DRE-Caraguatatuba




Manchetes do dia

Folha de S.Paulo
Exército da Colômbia resgata Ingrid Betancourt após 6 anos

Agora S.Paulo
INSS chama mais 4.900 para perícia do auxílio

O Estado de S.Paulo
Ingrid resgatada; golpe nas Farc

Jornal do Brasil
Ônibus: permissões por mais 40 anos

O Globo
Resgate de Ingrid golpeia Farc

Gazeta Mercantil
Governo vai financiar 60 mil tratores

Valor Econômico
Remuneração alta leva investidor à renda fixa

Estado de Minas
43 mil PMs vão retirar motoristas bêbados das ruas

Jornal do Commercio
Pessimismo cresce e Bovespa cai 3,6%

Diário do Nordeste
Policiamento nas estradas ganha novos bafômetros

A Tarde
Juiz punido por dirigir alcoolizado

Extra
O sonho acabou

Correio do Povo
Resgate depois de seis anos

Zero Hora
"Operação impecável"