terça-feira, 4 de novembro de 2008

"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa."

Platão

Ubatuba

Aciu informa: Vagas de Emprego

O RESTAURANTE SENZALA está admitindo:
Almoxarife/estoquista (entre 18 e 30 anos do sexo masculino, com noções de informática).
Av- Leovigildo Dias Vieira, 1030, Itaguá.
Falar com Alfredo

RESTAURANTE admite:
- Barman;
- Garçom / Garçonete;
- Caixa;
- Cozinheiro/a;
- Auxiliar de cozinha;
Ligar para (12) 9714 2659 para marcar entrevista. Falar com Jurandiau

A POUSADA PORTAL DA PALMEIRA recruta:
- Camareira
- Auxiliar de cozinha
- Serviços gerais
Tratar com Simone- 3832-6600

O RESTAURANTE BUCANEIROS está selecionando funcionários para a temporada, com registro na carteira (contrato de experiência de 90 dias) com possibilidade ficar fixo após a temporada de acordo com o comportamento e desenvolvimento. Para os candidatos sem experiência, haverá um período de treinamento.
IMPORTANTE: Carta de referência dos últimos empregos com o telefone de contato.

Vagas para:
- Ajudante de garçom
- Garçom
- Ajudante de pizzaiolo
- Copeiro/chapeiro
Tratar com GERSON PÉRES CAMPOS

GRAFITUR TURISMO LTDA informa vaga de:
Garçom e garçonete.
Entrevista dia 04/11 (3ª feira) às 11h30, com o Sr. Claudinei - Chefe de Restaurante
Para mais informações entre em contato no telefone: 3842 1410

O CHAVEIRO PAPA-LÉGUAS está admitindo ajudante de chaveiro (apenas do sexo feminino entre 20 e 35 anos que tenha carteira de motorista).
Tratar com Edson 3832 7007 ou 9714 2606.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.

Fonte: ACIU

Aciu traz para Ubatuba capacitação do Senac para Garçom e Garçonete
O participante é preparado para atuar como garçom em restaurantes, bares, buffets e empresas do ramo

Devido a grande procura, a Aciu- Associação Comercial de Ubatuba traz para Ubatuba um curso de capacitação completo para garçons e garçonetes do Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O curso é composto de uma programação especialmente desenvolvida pelo Senac para atender às práticas e às exigências do mercado, provê conhecimento e atualização profissional e qualifica em atendimento, contemplando aspectos comportamentais e técnicos da função de garçom. Como resultado, pela qualidade da prestação de serviços, promove uma diferenciação tanto do profissional quanto do estabelecimento empregador em relação aos seus concorrentes, gerando assim, maior atratividade e maior fluxo de clientes na empresa.
Com aulas teóricas e práticas, o curso tem carga horária de 40 horas que serão divididos em 10 dias de 4 horas, sempre das 9h00 às 12h00 na Associação Comercial de Ubatuba.
O curso oferecerá ainda uma certificação emitida pelo Senac.
Para participar é necessário ter, no mínimo, 18 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental.

Programa:
• Perfil do profissional
• Organograma funcional
• Regras de higiene e apresentação pessoal
• Postura e ética profissional
• Relacionamento interpessoal
• Cortesia ao servir e qualidade no atendimento
• Identificação do material de restaurante
• Preparação do local para o atendimento ao cliente (Mise-en-place)
• Tipos de Serviços
• Serviços de bebidas
• Serviço de Vinhos
• Noções básicas de bar: conhecimento das principais bebidas
• Simulações de atendimentos com as técnicas aprendidas.

Investimento
2x de 150,00 (a primeira à vista e a segunda cheque para 30 dias)

Inscrições:
Deverão ser feitas até as 18h00 do dia 04/11 pessoalmente mediante pagamento.
Associação Comercial de Ubatuba- (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Tel: 3834 1449 falar com Cristiane

Data de realização do curso:
De 17 à 28 de novembro (exceto sábado e domingo)

Fonte: ACIU

Palestra Gratuita na Aciu

ENTENDA CUSTOS, DESPESAS E PREÇOS DE VENDA
Descrição: A Palestra Gerencial Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda orienta e esclarece sobre os conceitos básicos de custos, despesas e preço de venda e sobre a forma de demonstrar os resultados financeiros da empresa, possibilitando realizar ações para melhoria do seu desempenho econômico-financeiro, desenvolvendo a capacidade gerencial dos empresários e fomentando a adoção de melhores práticas na condução de seus negócios.
Que assuntos serão tratados: - Definição e classificação dos valores relativos aos custos, despesas e investimentos
- Definição e gestão de custos: mercadorias, produtos e serviços
- Definição e gestão de despesas fixas
- Definição e gestão de lucratividade e rentabilidade
- Método de cálculo e gestão do preço de venda
- Definição e gestão de ponto de equilíbrio
- Método de apuração e avaliação dos resultados
O que a palestra pretende: - Orientar e esclarecer os conceitos básicos de custos e despesas e preço de venda - Demonstrar como classificar os custos e despesas, possibilitando o adequado cálculo do preço de venda - Demonstrar os resultados financeiros da empresa, possibilitando realizar ações para a melhoria na performance econômico-financeira da empresa - Propiciar, pelo estímulo ao desenvolvimento da capacidade gerencial, a adoção de melhores práticas na condução dos pequenos negócios.
Quais os benefícios: Proporcionar aos participantes informações e orientações que permitam uma gestão eficiente de custos, despesas e preços de venda, em virtude da necessidade de tomar decisões eficazes com riscos minimizados.
Quem pode fazer: Pessoas que estejam iniciando seu próprio negócio e empresários de pequenos negócios já estabelecidos que necessitem de informações e orientações que permitam uma gestão eficiente de custos, despesas e preços de venda, em virtude das necessidades de decisões eficazes com riscos minimizados.

Carga horária: Duas horas
Data: 10 de novembro (2ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba- Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro
Inscrições: PAE de Ubatuba: Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. Telefone: 3834 1445.

Fonte: ACIU

Universitários aproveitam belezas de Ubatuba para criar exposição de fotos

Cerca de 60 alunos do curso de Educação Artística do Centro Metropolitano de São Paulo – UNIFIG, de Guarulhos, estiveram em Ubatuba, no último final de semana, para fazer um trabalho fotográfico, aproveitando a beleza natural da cidade. O local escolhido para o ensaio foi a Praia da Almada, em toda sua extensão, até a Praia Brava da Almada. A idéia é fazer uma exposição em Guarulhos e, posteriormente, em Ubatuba.
As condições climáticas não ajudaram muito, mas, segundo o professor Martins Nunes de Oliveira, coordenador do projeto, contribuiu para que os alunos se superassem. “Em condições adversas, podemos perceber melhor as aptidões dos alunos. Ir buscar boas imagens sob barro e chuva, valeu para demonstrar a verdadeira ação do profissional da fotografia. Toda profissão tem seu encanto, mas o dia-a-dia de cada um faz com que os alunos percebam que precisam gostar muito do que se propuserem a fazer profissionalmente.”
O curso de Educação Artística forma professores para atuarem na área, com vertentes para História em Quadrinhos, Fotografia e Informática. O Centro Metropolitano de São Paulo - UNIFIG é uma instituição de quarenta anos de experiência no ensino, ministrado em Guarulhos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba

Acesso ao Quilombo do Camburi recebe melhorias

Na última semana, mais uma ação da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Norte, levou melhorias ao bairro do Camburi. No principal acesso à Vila Jambeiro, foi executado um trabalho de recuperação da estrutura da ponte pênsil ali existente, através da substituição de todos os cabos de aço de sustentação da ponte.
Em maio deste ano, outro serviço já havia sido executado na mesma ponte, com a troca de todo o madeiramento e assoalho da passagem, serviço de pintura e tratamento antiderrapante no assoalho. Agora, com a substituição dos cabos de aço, foi finalizada a obra de recuperação da ponte.
“Hoje os moradores podem contar com uma passagem segura sobre o rio que margeia o vilarejo e os turistas que visitam a comunidade também poderão usufruir a ponte com maior comodidade. Isto sem contar os estudantes, que não precisarão mais faltar à escola em ocasiões de fortes chuvas”, conta o secretário da Administração Regional Norte, José Roberto Junior. “O nosso trabalho está direcionado a efetuar melhorias como esta, visando promover qualidade de vida à população em toda nossa região”, finaliza Junior.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba

Prefeitura alerta moradores para prevenção contra escorpiões
Alguns bairros da cidade vêm apresentando a ocorrência deste animal peçonhento. Entulhos, madeiras velhas e lixo são alguns dos atrativos para o escorpião

A Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba tem recebido denúncias de ocorrência de escorpiões da espécie Tityus serrulatus, mais conhecido como escorpião amarelo, em alguns imóveis do Bairro Umuarama, próximo ao centro da cidade. Por conta disso, durante a última semana, uma minuciosa vistoria foi realizada pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e do Centro de Controle de Endemias, abrangendo um raio de 200 metros a partir dos imóveis onde foi observada a presença desses animais.
A vistoria não detectou o foco do problema, mas os técnicos afirmam que a região concentra em seus imóveis, diversos fatores que propiciam a procriação de escorpiões. “O hábito de acumular entulhos e materiais antigos tornam as condições ideais para a ocorrência de escorpiões, além de outros bichos passíveis de causar doenças, como o mosquito da dengue, ratos, caramujos e baratas”, afirma o biólogo Benedito Correa.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, este é um problema que merece a atenção de todos os munícipes. “A população precisa estar atenta a esta questão, pois já registramos ocorrências de escorpiões em outros bairros, como o Perequê-Açu, Praia Grande e Maranduba. É preciso diminuir a oferta de criadouros, para evitar o aparecimento deste animal que pode até mesmo levar uma pessoa à morte, com sua picada.”

O escorpião
Existem cerca de 1.200 espécies de escorpiões conhecidas no mundo, das quais duas são mais comuns em nossa cidade: Tityus bahiensis (escorpião marron) e Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos.
O escorpião amarelo tem a particularidade de só apresentar indivíduos fêmeas, que se procriam por meio do processo chamado “partenogênese”, ou seja, os óvulos se transformam diretamente em embriões. Uma ninhada pode dar até 20 filhotes, que ficam adultos em cerca de um ano e vivem, em média, quatro anos.

Animais peçonhentos
Todas as espécies de escorpiões podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade da pessoa. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia materiais de construção ou entulhos em residências e são mais comuns na primavera e verão.

Medidas preventivas
Para evitar condições propícias ao abrigo de escorpiões e/ou acidentes com eles, é preciso tomar algumas medidas. Caso um escorpião seja encontrado, a orientação é comunicar a Vigilância Sanitária, através do telefone 3832-6810 e, se possível, capturar o animal em um vidro com tampa, sem jamais tocá-lo com as mãos, evitando acidentes.
-Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando o acúmulo de folhas secas e lenhas, além de lixos e materiais de construção, como telhas, tijolos e madeiras
-Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados
-Rebocar paredes que apresentem vãos e frestas
-Vedar soleiras de portas com rolos de areia
-Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques
-Acondicionar o lixo em recipientes fechados, para evitar baratas e outros insetos que servem de alimentos aos escorpiões
-Realizar roçagem de terrenos
-Manter berços e camas afastados das paredes
-Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba