sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ubatuba

Ubatuba prepara plano de segurança para o verão 2008/2009

Devido a proximidade de mais uma temporada e conseqüentemente o aumento do número de pessoas na cidade, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, juntamente com outros órgãos de segurança do município, discutiu na última quarta-feira (4), as estratégias do Plano de Segurança Verão 2008/2009 a ser adotado em Ubatuba.
Entre as medidas que serão adotadas pelo Plano de Segurança estão o reforço de policiais, sendo 270 homens da Polícia Militar; 17 bombeiros do Grupamento de Incêndio e 55 para o Salvamar; 26 policiais rodoviários estaduais, cinco da Polícia Rodoviária Federal, dois delegados e 10 escrivães.
O Plano de Segurança desta temporada terá algumas novidades, entre elas a permanência do helicóptero Águia em Ubatuba durante toda a temporada e 12 homens do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, de São Paulo, que também estarão na cidade durante o período.
"Esta integração que temos com todos os órgãos de segurança de Ubatuba nos permite desenvolver um trabalho maior, possibilitando oferecer mais segurança para o munícipe e para o nosso visitante", avalia o secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique dos Santos. O Plano de Segurança acontecerá em Ubatuba de 26 de dezembro a 28 de fevereiro.

Fonte: Vale Verão

III Semana da Agricultura Orgânica acontece em Ubatuba, na próxima semana

Acontece na próxima semana em Ubatuba, entre os dias 10 e 12 de novembro, a III Semana de Agricultura Orgânica, promovida pela Prefeitura Munipal.
Diversas atividades estão programadas para os três dias, com feira de alimentos, palestras sobre agricultura orgânica e curso de hortas suspensas. Todas as atividades acontecem no auditório da Escola Municipal Tancredo.
O evento é voltado para produtores orgânicos, consumidores, comerciantes e demais interessados no assunto. Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a Semana da Agricultura Orgânica faz parte do Programa de Manejo Sustentável do município e agora passa a ser uma obrigação do município, uma vez que foi instituída por intermédio da lei 3123/08, do executivo.
Os interessados podem fazer suas Inscrições pelos telefones (12) 3833-3500 e 3833-2528. A E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves fica na Av. Rio Grande do Sul 600, Centro

Fonte: Agora Vale

Ubatuba participa de Campanha contra Câncer de Pele

Ubatuba participará, no próximo sábado (8), da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. As pessoas interessadas, principalmente aquelas que tenham suspeita ou propensão para adquirir a doença, devem comparecer à Unidade de Saúde do Centro, situada na Avenida Rio Grande do Sul, das 9 às 13h. Neste período, dermatologistas e outros profissionais de saúde estarão fazendo avaliações, prestando informações e fazendo encaminhamentos, quando necessário.
A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Apesar do aumento significativo do nível de informação da população sobre os riscos do câncer de pele, ainda é grande o número de pessoas que não utilizam protetor solar, principalmente entre os jovens. Dados do Instituto Nacional do Câncer revelam aumento do número de casos de câncer de pele em todo país. Alguns especialistas da SBCD alertam para o grande número de casos diagnosticados, mesmo em pacientes mais jovens.

Fonte: Vale Verão

Bombeiros continuam buscas por homem que desapareceu na praia da Tabatinga

O Corpo de Bombeiros do Litoral Norte realiza nesta quinta-feira (6) novas buscas para tentar encontrar o homem de 72 anos que desapareceu na terça-feira (4) à noite.
Ele é de São José dos Campos e caiu no mar quando pescava na costeira de ponta aguda, que fica entre Ubatuba e Caraguatatuba, na praia da Tabatinga.

Fonte: VNews

UNITAU promove simpósio de saúde em Ubatuba

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza no dia 4 de novembro o Simpósio de Humanização Hospitalar, para promover a conscientização do público quanto à importância da humanização dos ambientes ligados ao setor de saúde. O evento será no campus da UNITAU em Ubatuba e é voltado aos profissionais e instituições que atuam na área de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, administradores hospitalares, planos de convênios, clínicas particulares e gestores públicos, do Litoral Norte e de todo o Vale do Paraíba.
O Seminário discutirá a humanização das atividades relacionadas à área da saúde e seus benefícios, como a diminuição do tempo de internação e melhoria do relacionamento interno e externo do ambiente hospitalar.
As atividades propostas pelo evento terão início às 18h e terminarão às 22h30. Dentre os temas abordados nas palestras e nos projetos apresentados estão: bonsais da cura, arte com saúde, recreação terapêutica, técnicas de terapias facilitadoras, importância do espaço físico na humanização e as formas de como humanizar o exercício da saúde.
A primeira apresentação será da terapeuta ocupacional da Profa. Dra. Lucia Coyama de Jesus Silva, com o tema "Terapia facilitadora com cão". Posteriormente, a arquiteta Maria Luiza Porto Mello proferirá a palestra "A importância do espaço físico na humanização do atendimento". Na seqüência, o médico pediatra Enrico Tutihashi abordará o tema "A humanização em ambiente hospitalar - como humanizar?". Tutihashi é responsável no Departamento Regional de Saúde XVII de Taubaté pelo treinamento dos profissionais de saúde do Cone Leste Paulista.
O evento será realizado no Auditório do Campus de Ubatuba, da Universidade de Taubaté. Informações sobre o evento e sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-3470.

Fonte: Unitau